Categories: Economia

Possível aliança de Flávio Bolsonaro com Moro no Paraná pressiona Ratinho Junior

Com o cenário da disputa pelo governo do Paraná ainda incerto, a pré-candidatura do senador Sergio Moro (União) ao posto desafia o projeto de sucessão do governador Ratinho Junior (PSD). Pressionado pela liderança do ex-juiz nas pesquisas e pela possibilidade de apoio de Flávio Bolsonaro (PL) ao adversário, Ratinho tem sinalizado que escolherá o correligionário e secretário das Cidades, Guto Silva.

Mesmo diante de uma disputa interna na federação União-PP, Moro afirma que sua candidatura é “irreversível”. O presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, chegou a descartar o apoio ao ex-juiz. A eventual aliança com Flávio, porém, poderia fortalecer e consolidar o senador na eleição estadual. Também representaria uma nova frente de reaproximação dele com o clã Bolsonaro após o rompimento em 2020.

 Caso saia do papel, a costura de Flávio com o ex-juiz terá o objetivo de montar um palanque forte no Paraná contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o próprio Ratinho, que é cotado para disputar o Planalto — o PSD tem ainda como pré-candidatos Ronaldo Caiado (GO) e Eduardo Leite (RS). Procurado, Moro não quis se manifestar.

Oportunidade com segurança!

 No PSD, o nome do secretário das Cidades é visto como pouco competitivo. Silva aposta na proximidade com Ratinho e na intensificação de agendas para decolar:

 — Temos um alinhamento de projeto, o que me coloca em vantagem para defender a continuidade dele. Há um sentimento de confiança da população no Ratinho. Tenho intensificado as agendas políticas para me fazer conhecido e confio que temos terreno para crescer.

 Outros nomes na sigla

Continua depois da publicidade

 À disposição de Ratinho no PSD, estão ainda o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca, ambos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto do que o secretário. Para concorrer nas eleições deste ano, o governador precisará se desincompatibilizar do cargo, e o estado terá o vice Darci Piana (PSD) — que não é cogitado como candidato à sucessão pela legenda — na cadeira até o início do próximo mandato.

 Tanto Curi quanto Greca foram cortejados por siglas do Centrão para candidaturas ao governo, inclusive com a possibilidade estarem juntos, um como cabeça de chapa e o outro como vice. Aliados ouvidos afirmam que a estratégia seria uma tentativa de contar com o apoio de Ratinho em um eventual segundo turno contra Moro. No momento, o provável destino de Curi é o Republicanos.

 Líder do PP no Paraná, o deputado federal Ricardo Barros admite o interesse da sigla em filiar Greca e diz que a legenda mantém resistência a Moro:

 — A decisão da executiva do PP é que não apoiaremos Moro, um quadro que o senador não parece estar empenhado em reverter. Há a possibilidade de filiarmos o Greca para ser candidato ao governo ou podemos apoiar tanto um nome apoiado por Ratinho quanto um quadro que já seja da nossa sigla. Moro não buscou agregar o PP, nem apresentou um plano de governo. Não o vemos como uma boa opção.

 Já Greca afirma que a escolha não foi tomada por Ratinho e que o governador “ainda fala em três nomes” para concorrer. O ex-prefeito defende a continuidade do projeto do PSD no Paraná como forma de romper a polarização e diz que vai esperar a decisão para definir seu futuro político:

 — Prefiro ser maltratado a trair um aliado. Caso não seja eu o escolhido, penso amanhã no meu futuro. Teremos que ver no PSD quem estará melhor nas pesquisas no meio de abril. O governador também escolherá um nome que agrade a base do governo.

Continua depois da publicidade



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Azul abre vagas para Técnico de Manutenção de Linha em São Paulo

Azul abre vagas para Técnico de Manutenção de Linha no aeroporto de Viracopos, em Campinas/SPA…

7 minutos ago

Carro alegórico da União de Maricá pega fogo na Sapucaí e deixa quatro feridos

Um acidente envolvendo um carro alegórico da União de Maricá deixou ao menos quatro pessoas…

27 minutos ago

Latam irá ampliar voos do Brasil para a Argentina

Latam anuncia nova rota Rio–Buenos Aires (AEP) a partir de maio e amplia voos de…

2 horas ago

CEO da Itaú Asset revela estratégias para lucros em ETFs e fundos multimercados

Após um período de estagnação na indústria de fundos multimercados, a retomada começa a se…

2 horas ago

Confira os resumos das novelas da semana (16/02 a 21/02)

ÊTA, MUNDO MELHOR! Globo – 18h25Segunda - Candinho parte para cima de Sandra, que consegue…

3 horas ago

Geração Z está comprando “cadeados” para seus celulares — e exibindo tudo nas redes

Jovens da Geração Z estão tentando superar o vício em celular com a ajuda de…

4 horas ago