Nordeste Magazine
Economia

População aprova operação no Rio, mas se divide sobre polícia chegar atirando

População aprova operação no Rio, mas se divide sobre polícia chegar atirando

A maior parte da população do Rio de Janeiro é a favor da megaoperação que ocorreu nos complexos da Penha e do Alemão na última terça-feira (28), mas as opiniões se dividem quando o assunto é a polícia chegar atirando em criminosos.

É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest, feita com base em 1.500 entrevistas face a face, nos dias 30 e 31 de outubro, com residentes do Rio de Janeiro com 16 anos ou mais, que responderam a questionários estruturados.

Ao responder a pergunta “Qual deve ser a primeira reação de um policial que está trabalhando e se depara com uma pessoa com um fuzil na mão?”, 50% dos respondentes afirmaram que o policial deve buscar prender sem atirar, enquanto 45% afirmaram que o agente deve atirar logo de cara; 5% não souberam responder.

Leve seu negócio para o próximo nível com os principais empreendedores do país!

As porcentagens mostram um equilíbrio que não se vê quando a pergunta fala somente sobre a aprovação da mega operação: 64% dos respondentes a aprovam, enquanto apenas 27% afirmaram não apoiar.

Guerra no RJ?

A percepção sobre a segurança no Rio de Janeiro é alarmante: 87% dos entrevistados consideram que o RJ vive uma situação de guerra, contra apenas 13% que discordam da afirmação.

Já sobre outras cidades brasileiras viverem numa situação de guerra, 51% concordam e 42% discordam.

Continua depois da publicidade

Ainda, 74% dos entrevistados afirmaram temer uma reação do tráfico – contra apenas 25% que não temem.

E, nesse embate, a população se divide sobre quem está mais preparado para um conflito armado: 48% votaram nas forças policiais do estado e 44%, nas facções. Mas, apesar do equilíbrio nessa avaliação, 62% consideram que o governo do Estado não tem capacidade de combater o crime organizado sozinho, contra 36% que acreditam que sim; 2% não souberam responder.

Governo federal tem ajudado?

Na visão da população, o governo federal não tem ajudado os estados no combate a facções criminosas (53%). Outros 24% consideram que ajuda pouco e 14%, que ajuda muito.



Fonte

Veja também

Chefe do comércio dos EUA diz que países não ameaçaram sair de acordos tarifários

Redação

Agentes matam homem armado que tentou entrar no resort de Trump na Flórida

Redação

EUA suspendem programas que agilizam trânsito em aeroportos durante mini shutdown

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.