RIO DE JANEIRO – O turismo do Piauí vive um momento de virada. Durante a Abav Expo 2025, o estado apresentou uma série de ações que vão desde a ampliação da conectividade aérea até o fortalecimento da infraestrutura turística e a criação de um aplicativo que reúne todos os receptivos locais. A estratégia busca consolidar o Piauí no mapa dos grandes destinos nacionais, unindo tecnologia, natureza e cultura.
“Hoje temos um fortalecimento muito importante do nosso litoral, especialmente em Parnaíba, que já conta com toda uma estrutura hoteleira e gastronômica pronta para receber turistas de todo o país”, afirmou Fanuel Andrade, diretor de Patrocínio e Eventos da Setur Piauí. Segundo ele, os novos voos regulares da Latam, que ligam Fortaleza a Parnaíba duas vezes por semana, representam um marco para o estado. “Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí e está preparada para se consolidar como porta de entrada para destinos de requinte como Barra Grande.”
Fanuel também destacou que o governo vai lançar, em novembro, o aplicativo de turismo do Piauí, reunindo atrativos, hospedagens, receptivos e informações sobre eventos em uma única plataforma. “Queremos fortalecer o turismo como instrumento de geração de emprego e renda, e ao mesmo tempo facilitar o acesso do visitante a todas as experiências do nosso estado”, explicou.
Entre as obras em andamento, estão a reforma e ampliação da Lagoa do Portinho, da Lagoa do Bebedouro e a revitalização da orla da Praia de Atalaia, em Luís Correia. “Essas ações fazem parte de um conjunto de investimentos que impulsionam o turismo no nosso litoral e melhoram a qualidade de vida de quem vive ali”, afirmou Fanuel.
O calendário de eventos também tem papel central nessa estratégia. O Réveillon de Luís Correia, por exemplo, promete movimentar toda a região, com shows de Alok, César Menotti & Fabiano e Mari Fernandez, entre outras atrações. “Será um dos maiores réveillons do Nordeste, movimentando 100% da rede hoteleira e gerando renda para centenas de famílias”, destacou o diretor.
O estado também reforça o olhar sobre o turismo histórico e arqueológico. A Serra da Capivara, patrimônio mundial da Unesco, ganhou um aeroporto totalmente funcional, batizado de Niède Guidon, em homenagem à arqueóloga que projetou o destino internacionalmente. “A Serra da Capivara é um orgulho para o Piauí. É uma região que une história, ciência e natureza, e que agora conta com infraestrutura completa para receber mais visitantes”, acrescentou.
Na avaliação de Alex Souza, representante da Abbtur, o setor piauiense também vem se destacando pelo crescimento de suas feiras e eventos. “A Feira do Turismo do Piauí foi um sucesso absoluto, com 50 expositores, quatro estados participantes e nomes de referência do turismo nacional. Tivemos Marta Rossi, Guilherme Paulus, Fabrício Amaral e Paloma Lima, além de jornalistas e lideranças do trade. Foi um momento de congregação do turismo nacional”, disse.
Encerrando a participação, Igor Silva, também da Setur, projetou uma expansão ainda maior para 2026. “Já temos novos expositores confirmados e a meta é triplicar o número de participantes, chegando a 10 mil visitantes. O Piauí é um estado seguro, com índices de criminalidade em queda, e se consolida como destino ideal para famílias e viajantes que buscam tranquilidade, natureza e hospitalidade”, afirmou.
O M&E viaja com apoio da C2Rio e proteção GTA
Quanto mais o tempo passa, mais se tem clara a superioridade artística de Sergio Leone…
Suspensão das operações no aeroporto de El Paso, no Texas, valeria por dez dias, mas…
Em sua terceira participação olímpica, Johannes Klebo ultrapassou os compatriotas Marit Bjorgen (esqui cross-country) e…
Mais um cartão vermelho para Edilson Capetinha. O ex-jogador foi expulso, neste sábado (14) do…
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou o que chamou de perda de “vergonha”…
Azul abre vagas para Técnico de Manutenção de Linha no aeroporto de Viracopos, em Campinas/SPA…