Relatório da GAMA confirma o Phenom 300 como o jato leve mais entregue do mundo em 2025, mantendo a liderança global pelo 14º ano consecutivo
A família Phenom 300, da Embraer, manteve em 2025 uma liderança consolidada no segmento de jatos leves ao completar 14 anos consecutivos como a mais vendida do mundo. Os dados constam no relatório anual da General Aviation Manufacturers Association (GAMA), que também confirmou o avião brasileiro como o bimotor a jato mais entregue pelo sexto ano seguido.
Segundo o relatório, foram 72 aviões da série Phenom 300 entregues ao longo de 2025, o maior volume anual da última década para o programa. O desempenho contribuiu para que a divisão de Aviação de Negócios da Embraer encerrasse o ano com 155 jatos entregues, atingindo o topo das estimativas divulgadas ao mercado.
Com mais de 900 unidades em operação em cerca de 70 países e mais de 2,9 milhões de horas de voo acumuladas, o Phenom 300 consolidou-se como um dos principais ativos da Embraer no competitivo mercado de jatos leves. A constância nas entregas indicam estabilidade de demanda em um segmento sensível a ciclos econômicos.
O Phenom 300E, versão mais recente da família, é ainda o jato leve mais rápido em produção atualmente, com velocidade máxima de Mach 0.80 e alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 quilômetros), considerando cinco ocupantes e reservas IFR conforme critérios da NBAA.
Entre os diferenciais adicionados recentemente ao projeto original, o Phenom 300E incorpora recursos como autothrottle, modo de descida de emergência, Synthetic Vision System e o sistema de alerta e prevenção de saída de pista (ROAAS).
De acordo com analistas de mercado, parte do sucesso do Phenom 300 é relacionado com características do projeto, que reúne configurações típicas de categorias superiores, como ponto único de reabastecimento e sanitário com serviço externo.
No mesmo período, a família Praetor, posicionada nos segmentos médio e supermédio, registrou 69 entregas em 2025, elevando para mais de 400 o total de aeronaves da linha entregues globalmente e sustentando o desempenho da Embraer na aviação de negócios.
Com esse volume, o Praetor alcançou a terceira colocação no ranking mundial da categoria, atrás dos Cessna Citation Longitude e Latitude, que somaram 72 entregas, e da família Challenger 3500/650, com 71 unidades no ano.
Os números evidenciam a elevada competitividade no segmento de jatos de cabine média e supermédia, marcado por disputas marginais em volume anual de entregas e por programas consolidados que vêm ampliando presença nos últimos anos.
Parlamentares aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não repercutiram o rebaixamento da…
A estreia de Virginia Fonseca como rainha de bateria da Grande Rio, neste ano, coincidiu…
O Carnaval 2026 já entra para a história como um dos maiores da década. Com…
WASHINGTON — Em 26 de janeiro de 2025, Jamieson Greer estava dando aula na escola…
As tradies de beleza chinesas remontam a milhares de anos, com eras especficas, como a…
As eleições municipais de 2026 ocorrerão apenas em outubro, mas o calendário eleitoral já começou…