Petrobras iniciou a produção e a entrega de combustível sustentável de aviação no Brasil
A Petrobras iniciou oficialmente este mês, a produção e a entrega de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil.
O SAF lançado é compatível com o querosene de aviação convencional, podendo substituí-lo sem necessidade de adaptações nas aeronaves ou na infraestrutura aeroportuária.
Matéria-prima e redução de emissões
Produzido a partir de óleo técnico de milho, uma matéria-prima residual, o SAF da Petrobras apresenta potencial de redução de até 87% das emissões líquidas de CO₂ referentes à parcela renovável do combustível.
Volume inicial e distribuição
Na primeira etapa, foram produzidos 3.000 m³ de SAF, volume comercializado com distribuidoras de combustíveis do aeroporto internacional do Rio de Janeiro. A quantidade corresponde a aproximadamente um dia de consumo nos aeroportos do estado do Rio, marcando o início da oferta regular do combustível sustentável no país.
O produto foi certificado após atender às regras da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) para o Plano de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (Corsia).

