Com a chegada da tão esperada Mega da Virada, os brasileiros se preparam para tentar a sorte no maior prêmio das Loterias Caixa. A expectativa é grande, com um valor que deve se aproximar de R$ 1 bilhão, reacendendo discussões, planos e apostas em todo o país. Mas, afinal, como escolher os números para jogar?
Essa dúvida ganha um ingrediente novo a cada ano: a inteligência artificial. E não é para menos, afinal, se sistemas como o ChatGPT analisam grandes volumes de dados, reconhecem padrões e respondem perguntas complexas em segundos, o que acontece quando o assunto é um jogo conhecido justamente por não ter nenhum padrão?
Foi com esse desafio em mente que o InfoMoney resolveu “conversar” com o ChatGPT sobre a Mega da Virada. A pergunta foi direta, mas cuidadosa: considerando o funcionamento da loteria, o que a inteligência artificial pode dizer (com responsabilidade) sobre a escolha dos números?
A resposta começa quebrando expectativas e confirmando algo óbvio ao mesmo tempo. Segundo o ChatGPT, embora seja possível acessar dados históricos de sorteios anteriores, esse tipo de informação não oferece qualquer vantagem prática ao apostador.
“Cada concurso da Mega-Sena é um evento independente. Os números sorteados no passado não influenciam, em nada, os resultados futuros”, explica a IA.
Ainda assim, muitos apostadores gostam de olhar para o histórico como curiosidade estatística. E nesse retrospecto da Mega da Virada, alguns números aparecem mais vezes do que outros nos concursos realizados até hoje:
Esses dados só servem para mostrar que certas dezenas apareceram mais do que outras nos sorteios da Virada ao longo dos anos. Mas, como lembra a IA, “isso não altera o fato de que cada número tem a mesma chance em um sorteio aleatório.”
Continua depois da publicidade
Sobre as chances de levar a bolada de R$ 1 bi, a resposta é direta e sem rodeios:
“Independentemente da escolha dos números, a probabilidade de acertar os seis permanece a mesma: 1 em 50.063.860 com uma aposta simples.”
Ao ser provocada a ir além, o ChatGPT reconhece os seus limites também de forma bem direta:
“Não existe modelo estatístico ou análise de dados capaz de prever um sorteio projetado para ser totalmente aleatório”, afirma.
Por outro lado, ele aponta alguns usos possíveis e realistas da tecnologia nesse contexto, como:
No fim das contas, a conclusão mantém os pés no chão. “A Mega da Virada é um momento de diversão e expectativa coletiva. Apostar faz parte da tradição, mas é importante lembrar que se trata de um jogo de pura sorte”, resume a inteligência artificial.
O presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou apoio nesta sexta-feira a uma potencial mudança de…
Radu Frentiu, um explorador e fotgrafo de histria natural que vive em Bali, Indonsia, h…
A MSC Cruzeiros divulgou imagens da travessia do navio MSC Magnifica pelo Canal do Panamá,…
As dezenas do concurso número 6953 da Quina foram sorteadas na noite desta sexta-feira (13), em São…
Autoridades do Paraguai receberam pedido da Gol Linhas Aéreas para operar duas rotas, incluindo a…
As 15 dezenas do concurso número 3613 da Lotofácil foram sorteadas na noite desta sexta-feira (13), em…