Categories: Economia

Para Zylbersztajn, preço baixo do petróleo pode atrasara transição energética




O grande foco que tem sido dado na exploração de combustíveis fósseis e os preços do petróleo em patamares que podem ser considerados baixos nos últimos anos pode, objetivamente, reduzir a velocidade da transição energética em direção a fontes renováveis, avaliou no InfoMoney Entrevista o pesquisador e professor da PUC-RJ David Zylbersztajn, que foi o primeiro diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O especialistas destacou na entrevista que os grandes movimentos ambientalistas no mundo batem sempre na tecla da redução progressiva da dependência de combustíveis fósseis. Mas Zylbersztajn afirmou que, embora isso esteja acontecendo o movimento é muito lento que o citado.

Leia também: Após pressão climática, empresas de energia voltam aos combustíveis fósseis na Europa

Continua depois da publicidade

Ele lembrou que, em 1990, o mundo tinha uma dependência de 85% dos combustíveis fósseis, enquanto no ano passado, essa conta tinha baixado para 80%. “Mesmo que que essa velocidade aumente, nós chegar daqui a 25 anos dependendo de 60%”, calculou, lembrando que a oferta da commodity não deve cair muito, enquanto a demanda será crescente. A expectativa, disse é que petróleo pode perder participação nas matrizes energéticas, mas uma participação percentual – em termos de volume, essa queda não se materializará nos próximos anos.

E a questão do preço ainda competitivo é outro fator a considerar, disse Zylbersztajn. A explicação é que, mesmo quem enxergar uma oportunidade de trocar seu óleo combustível ou seu diesel por um combustível com menor teor de carbono, vai fazer uma conta e enxergar a  competitividade da fonte fóssil.

Leia também: COP-30: Decisão final deixa de fora roteiro para abandonar combustíveis fósseis

Margem Equatorial

Sobre a licença ambiental que a Petrobras (PETR4) obteve para explorar a chamada Margem Equatorial, Zylbersztajn afirmou que as críticas foram exageradas, até porque a questão ambiental já havia sido resolvida com o Ibama. Ele disse que viu muito dogmatismo, má fé ignorância, especialmente quando se fala em explorar a Foz do Amazonas. “Não é na Foz do Amazonas, foca a 600 quilômetros de lá”, esclareceu, reforçando que a área chamada de Bacia Sedimentar da Foz do Amazonas se estende.

Leia também: Petrobras recebe licença para perfurar na Bacia da Foz do Amazonas, gerando protestos

Outro ponto citado por Zylbersztajn é que os investimentos para a exploração na região poderiam resolver questões de injustiça social, porque o Amapá, por exemplo, é estado que tem apena 7% de cobertura de saneamento, com muito a avançar ainda em indicadores de saúde, educação e infraestrutura, como estradas. “Não vai ser com o dinheiro dos nossos impostos diretamente que isso vai acontecer”, frisou.

Continua depois da publicidade

Do ponto vista econômico, essa exploração também é benéfica, disse o pesquisador, porque  não faz sentido o Brasil, daqui a 10 anos, importar um petróleo que poderia estar produzindo por aqui. E transferir riqueza para outro país, para outra sociedade, que já é normalmente bem rica.

Leia também: MPF-AP pede esclarecimentos ao Ibama e à Petrobras sobre vazamento na foz do Amazonas



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Trump processa JPMorgan e Jamie Dimon por encerramento de contas e pede US$ 5 bilhões

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu um processo contra o banco JPMorgan Chase…

13 minutos ago

Expo Aju Móveis deve atrair 5 mil visitantes e impulsionar a economia local

Aracaju será, mais uma vez, vitrine nacional com a realização da Expo Aju Móveis, evento…

28 minutos ago

Banese disponibiliza antecipação do 13º salário para servidores estaduais

Crédito pode ser contratado por servidores públicos do estado de Sergipe efetivos, comissionados, contratados, aposentados…

28 minutos ago

Festa de Santos Reis 2026 em Siriri: Confira a programação completa

A cidade de Siriri se prepara para receber a tradicional Festa de Santos Reis 2026,…

28 minutos ago

Campeonato Sergipano 2026: veja os jogos da 4ª rodada

Imagem: FSF A 4ª rodada do Campeonato Sergipano 2026 será disputada no sábado (24) e…

28 minutos ago

Festa do Bom Jesus dos Aflitos 2026 em Gararu: confira a programação completa

A tradicional Festa do Bom Jesus dos Aflitos promete movimentar Gararu entre os dias 23 e…

29 minutos ago