Categories: Turismo

Panorama da Hotelaria aponta custos elevados para novos hotéis

No VII Fórum Nacional da Hotelaria, Cristiano Vasques, da HotelInvest, também provocou hoteleiros por um turismo mais consciente

Sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques apresentou, no VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH), os destaques do estudo Panorama da Hotelaria, realizado em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Os dados revelam o desempenho dos hotéis pertencentes às redes associadas à entidade e traz informações sobre novos empreendimentos em desenvolvimento e estratégias de expansão.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

No encontro, realizado nesta segunda-feira (15), em São Paulo, Vasques celebrou aumento no número de turistas de países do Mercosul vindos para o Brasil, puxado por eventos como o Todo Mundo no Rio. Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador se destacam como os principais destinos. Além disso, São Paulo mantém participação expressiva no turismo voltado a eventos. Ele também comemorou a retomada, ainda que tímida, de Porto Alegre após as chuvas que inundaram a capital do Rio Grande do Sul e outros municípios gaúchos em maio de 2024.

Para ele, no entanto, o desenvolvimento de novos hotéis ainda esbarra em custos elevados e falta de terrenos. Por isso, o Panorama da Hotelaria destaca a participação do interior, onde estão a grande maioria dos hotéis em produção hoje, “não as capitais nem as regiões metropolitanas”. “O foco hoje em dia é de produto mid-scale, super econômico, mas mais mid-scale do que o econômico, e principalmente que a gente vê a administração perder o espaço para a franquia. A franquia está comendo o mercado. Eu acho que isso aqui resolve bem o que é que esse novo ciclo de desenvolvimento atendendo o Brasil com a Covid”, aponta.

Grandes tendências hoteleira

Por fim, ele identifica três grandes tendências para o setor daqui para frente. A primeira é uma maior integração entre desenvolvimento de hotel junto com complexo imobiliário urbano. “Vai surgir muito hotel bacana neste modelo (…) esse arranjo faz a gente pensar no hotel não isolado, mas em um contexto com outros usos. Traz benefícios para todo mundo”, pondera.

Ele afirma, também, que a presença de investidores qualificados entrando em hotelaria, que passaram a enxergar mais valor e estabiliadde nesse negócio.

E a última tendência, a gestão de destinos, é a mais complexa. Ele explica que, com o dólar alto, há quase que um convite para estrangeiros virem ao Brasil e “esse estrangeiro com vontade de viajar olha para o Brasil e vê isso”, aponta Vasques ao mostrar fotos de destinos paradisíacos brasileiros.

Ele alerta, no entanto, que o país ainda tem problemas básicos e falta “infraestrutura institucional e capacidade técnica para lidar com o aumento de turistas”. “A gente está lidando com o turismo brasileiro como se fosse uma macieira, que a gente vai lá e só pega uma maçã e ela continua lá, ou tirando bife de uma vaca viva? A gente está fazendo isso de uma maneira que traz desenvolvimento para os lugares?”, provoca.

Panorama da Hotelaria

O Panorama da Hotelaria estudo é resultado de dados de desempenho de 187 hotéis e 32.755 unidades habitacionais pertencentes às redes associadas ao FOHB. Além disso, 29 das principais redes hoteleiras do país contribuíram com informações sobre seus pipelines de novos empreendimentos.

Os detalhes do estudo podem ser conferidos aqui.

VII Fórum Nacional da Hotelaria

Organizado pelo FOHB, o VII Fórum Nacional da Hotelaria é o principal ponto de encontro dos grandes nomes do setor hoteleiro no Brasil. A programação do evento é repleta de palestras com especialistas renomados e líderes do mercado.

Leia também:

VII Fórum Nacional de Hotelaria tem manhã com insights econômicos e dicas de marketing



Fonte

Redação

Recent Posts

Defesa Civil de SP faz alerta para novos vendavais; veja onde

Menos de uma semana depois de São Paulo ser atingido por fortes ventos em diferentes…

35 minutos ago

‘Não tem motociata, tem caminhada de educador’, diz Lula no evento de 95 anos do MEC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste domingo, 29, de caminhada…

2 horas ago

Tocantins estreia na FIT Buenos Aires com foco em ecoturismo e integração amazônica – M&E

Equipe da Secretaria do Tocantins na FIT 2025BUENOS AIRES – O estado do Tocantins marca…

2 horas ago

por que casos aumentam na primavera e como prevenir?

A primavera, conhecida pelo clima ameno, pelos dias mais longos e pelo florescimento das árvores,…

3 horas ago

Agro segue atrativo e FIDCs ganham força, diz Rafael Brito, da Riza Asset

O agronegócio segue oferecendo boas oportunidades de investimento, sobretudo para quem busca gestores especializados. É…

4 horas ago

Aeroporto de Confins bate recorde de passageiros internacionais em julho

Aeroporto internacional de Belo Horizonte alcança recorde de 62.300 passageiros internacionais em julho e amplia…

4 horas ago