Categories: Turismo

Otavio Leite lança livro sobre Tax Free e recebe título de Doutor

Em uma noite prestigiada por autoridades e lideranças do turismo, o consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite, lançou na sexta-feira (12/09) o livro Tax Free: Efeitos no consumo, na atratividade turística e no desenvolvimento econômico de um destino. A publicação da Editora Senac foi apresentada no tradicional Clube dos Marimbás, em Copacabana.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O encontro contou com a presença do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, que destacou a relevância do tema e a contribuição de Leite para o fortalecimento do turismo no Rio e no Brasil.

“O turismo é um ativo do Rio de Janeiro. A Fecomércio RJ foi protagonista na implementação do Tax Free no Brasil. Entendemos que o programa não é o final, é o começo. Ainda temos muito trabalho pela frente para ver como podemos usufruir dessa ferramenta. O Otavio Leite nos ajudou muito a carregar essa bandeira”, afirmou.

Otavio Leite lança livro sobre impactos do Tax Free –

A noite também marcou a diplomação oficial de Otavio Leite como Doutor em Turismo, título entregue pelos professores doutores Carlos Costa, da Universidade de Aveiro (Portugal), e Alexandre Panosso, coordenador do doutorado em Turismo da USP.

“Tive o prazer de orientar o Otavio Leite nesse importante trabalho em uma área pouco explorada no turismo. Em termos científicos, ele trouxe grande conteúdo para o desenvolvimento do setor no Brasil. Trata-se de uma obra inovadora”, destacou Carlos Costa.

A obra analisa de forma inédita como a isenção de impostos para turistas estrangeiros pode ampliar o consumo, atrair visitantes e gerar desenvolvimento econômico. O livro reflete a trajetória de Leite como gestor público e consultor, com foco em soluções inovadoras para o setor.

Otavio Leite lança livro sobre os impactos do Tax Free e é diplomado Doutor em Turismo durante evento no Clube dos Marimbás, em Copacabana – Foto: Cláudia Dantas

“Esse livro parte de uma aflição minha que diz respeito à balança de pagamentos do turismo brasileiro. Em 2024, deixamos no exterior US$ 14,8 bilhões, enquanto estrangeiros deixaram aqui US$ 7,3 bilhões. Como combater esse déficit? Só há dois caminhos: trazer mais turistas e fazer com que eles gastem mais em nossas terras. Aí entra o Tax Free, que nasce no Rio de Janeiro e irá se espraiar pelo Brasil”, disse o autor.

Sobre a Fecomércio RJ

A Fecomércio RJ reúne 59 sindicatos patronais e representa mais de 392 mil estabelecimentos, responsáveis por cerca de 60% da atividade econômica fluminense e 1,8 milhão de empregos formais. A entidade atua no fortalecimento do comércio, serviços e turismo, além de desenvolver projetos sociais, culturais e educacionais por meio do Sesc RJ e Senac RJ.



Fonte

Redação

Recent Posts

os formadores de opinião – Revista Bula

Uma das verdades que existem na sociedade atual é a certeza de que a opinião…

24 minutos ago

Marido de mulher que morreu em piscina de academia recebe alta após 8 dias internado

Vinicius de Oliveira, marido de Juliana Faustino Bassetto, professora que morreu aos 27 anos após…

49 minutos ago

Não é Rio de Janeiro mas é carnaval aqui no frio de fevereiro

Restam dúvidas se a deprê que assola o carnaval do imigrante brasileiro no hemisfério norte…

1 hora ago

Baile do Copa 2026 celebra brasilidade no Copacabana Palace

Baile do Copa 2026 consagrou a brasilidade em uma noite de exuberância, cultura e elegância…

2 horas ago

Com troca do relator, CPMI do INSS vai pedir dados sigilosos de Vorcaro, do Master

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, solicitou ao novo relator do caso…

2 horas ago

Dakota Johnson e Rebel Wilson no filme mais divertido pra ver neste Carnaval — na Netflix

Pedir um tempo a Josh não vira pausa quando a decisão seguinte é fazer as…

2 horas ago