SANTOS – Durante a viagem inaugural do MSC Preziosa, que marca o início oficial da temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil, o M&E ouviu profissionais do trade brasileiro para entender quais são as expectativas para os próximos meses. Com mais navios em operação, novos portos de embarque e aumento do interesse do público brasileiro por cruzeiros, o clima entre operadores, agentes de viagens e executivos do setor é de otimismo, mas também de atenção a desafios como competitividade e capacitação.
A bordo, os entrevistados destacaram temas como a retomada do crescimento sustentável, fortalecimento das vendas antecipadas, profissionalização da distribuição e ampliação do público consumidor e ticket médio. Mas, afinal, o que o trade espera desta temporada? Confira abaixo as respostas:
Clia Brasil
“A temporada que se inicia reafirma o compromisso do setor de cruzeiros com o desenvolvimento do turismo e das economias locais. A Clia Brasil e suas associadas seguem empenhadas em fortalecer o diálogo com o poder público e os destinos, promovendo melhorias estruturais e regulatórias, ampliando a competitividade e atraindo novas companhias para o país. A indústria de cruzeiros segue investindo em sustentabilidade e inovação, além de manter o foco na excelência das experiências oferecidas aos cruzeiristas, um diferencial que faz dos cruzeiros um produto transformador, capaz de gerar oportunidades, encantar pessoas e impulsionar o turismo brasileiro”, afirmou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
CVC Corp


“A expectativa é sempre muito boa, né? A gente fica sempre muito feliz de estar participando do primeiro navio no Brasil. É sempre uma energia muito positiva. A nossa expectativa é de uma boa temporada — para nós, para nossos clientes, para a tripulação e para todos os stakeholders. Temos uma visão muito positiva. Em relação às vendas da temporada, neste momento estamos um pouco acima do ano passado, mas muito pouco. É importante lembrar que teremos uma temporada menor, cerca de 30% menos cabines do que no ano passado. Isso acontece porque a temporada passada foi mais longa, terminando em abril, e tivemos vendas muito fortes para embarques nesse período. Agora, com o corte na temporada 24/25, as vendas começaram bem, mas já começam a se estabilizar em um ritmo parecido com o do ano passado, com uma expectativa natural de queda, justamente por termos uma temporada mais curta.
A grande dica para o agente de viagens é antecipar as vendas. Como a temporada é menor, quanto antes o agente garantir a cabine do seu cliente, seja aquele que já é habituado a viajar de navio ou o que vai pela primeira vez, mais seguro ele estará. À medida que o tempo passa, as saídas e as cabines vão reduzindo. Então, o recado é claro: compre agora. Não espere uma promoção. O melhor momento para adquirir a temporada 25/26 é hoje”, explicou Fabio Mader, da CVC Corp
Krooze


“Falando do mercado como um todo, essa é uma temporada com menos oferta, a temporada caiu. Mas, graças a Deus, estamos num momento muito bom, e a minha expectativa é muito positiva. Por quê? Primeiro, porque apesar de a temporada ser menor, estamos vendo vendas um pouco mais fortes e um ticket médio mais alto. Isso é um ótimo sinal: mesmo com menos cabines, conseguimos compensar parte dessa redução com um valor médio maior.
Outro ponto importante é que já vimos o anúncio da próxima temporada, tanto da MSC quanto da Costa, e haverá um aumento na oferta. Esse é um sinal muito positivo: mesmo com todos os desafios de infraestrutura, jurídicos e operacionais que todo mundo já conhece, as companhias estão apostando e voltando a crescer.
A minha expectativa é que a temporada seja ótima, que a gente lote os navios e que falte lugar, porque isso incentiva as companhias a trazerem mais e mais navios. E espero também que o lado político e de infraestrutura avance, para que o setor não apenas recupere, mas cresça. O potencial do Brasil é ter cruzeiros o ano todo, muito mais do que temos hoje. Essa é a minha mensagem”, celebrou Luiz Vieira, da Krooze
Viajante Necessário


“É sempre uma alegria imensa estar nesse momento, dando o start da temporada 2025/2026. Mesmo não sendo a primeira vez que participo desse tipo de evento, é sempre uma emoção muito grande poder dar esse pontapé inicial e brindar os próximos sete meses que, com certeza, vão fazer muitos viajantes felizes — assim como nas temporadas anteriores. E essa também promete”, finalizou.

