O Maranhão passa a integrar o mapa das conexões internacionais regulares de passageiros com a Europa. O Governo do Estado e a TAP Air Portugal anunciaram, nesta quarta-feira (4), o lançamento do voo direto entre São Luís e Lisboa, com início das operações marcado para 26 de outubro. A nova rota contará com duas frequências semanais.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O anúncio foi realizado no Convento das Mercês, no Centro Histórico da capital maranhense, com a presença do COO da companhia aérea, Mário Chaves, e do governador Maranhão, Carlos Brandão. Além de ampliar a conectividade aérea, a operação reforça os laços históricos, culturais e econômicos entre Brasil e Portugal.
Pela primeira vez, São Luís contará com voos internacionais regulares de passageiros, com ligação direta à Europa, por meio do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado. A nova rota integra a estratégia do Governo do Estado para impulsionar o turismo e fortalecer a economia local, ampliando o acesso do Maranhão a mercados internacionais.
Com a inclusão de São Luís, a TAP passa a operar em 15 destinos brasileiros, consolidando-se como a companhia aérea europeia com maior presença no país. Os voos ligarão diretamente o Maranhão à Europa via o hub da empresa em Lisboa, com início no segundo semestre.
Durante o evento, o governador Carlos Brandão destacou o impacto positivo esperado para o turismo e o setor de serviços. Segundo ele, o novo fluxo de visitantes europeus deve estimular investimentos, gerar empregos e ampliar a renda no estado. “Estamos encurtando a distância entre o Maranhão e a Europa com uma rota estratégica, resultado de um trabalho contínuo de negociação e promoção dos nossos destinos”, afirmou.
Para Mário Chaves, o lançamento da rota Lisboa–São Luís representa mais um avanço na expansão da malha aérea entre Europa e Brasil. “Estamos ampliando a conectividade do Nordeste com o nosso hub em Lisboa, criando oportunidades para o turismo, os negócios e o intercâmbio cultural. Abrimos as portas da Europa para o Maranhão e conectamos os maranhenses a mais de 50 destinos europeus”, ressaltou o executivo.
Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321LR, configuradas para voos de longo curso, com 16 assentos na classe executiva e 155 na econômica. A rota será Lisboa (LIS) – São Luís (SLZ) – Fortaleza (FOR) – Lisboa (LIS), duas vezes por semana.
As partidas de Lisboa para São Luís ocorrerão às segundas e quintas-feiras, às 19h05, com chegada à meia-noite do dia seguinte. Já o retorno parte de São Luís às terças e sextas-feiras, às 1h40, com escala em Fortaleza e chegada a Lisboa às 14h50.
Para receber as operações internacionais, o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado passou por investimentos em modernização de infraestrutura.
A nova ligação internacional deve impulsionar ainda mais o turismo maranhense, facilitando o acesso a um destino reconhecido pelo Centro Histórico de São Luís, classificado como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, além da proximidade com os Lençóis Maranhenses e outros polos turísticos do estado.
Dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) indicam que 2025 marcou a consolidação do setor, com crescimento no fluxo aéreo e alta ocupação hoteleira. Foram mais de 2 milhões de passageiros transportados, entre embarques e desembarques, alta de 13,67% em relação a 2024, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em São Luís, a taxa média de ocupação hoteleira chegou a 85,62%, refletindo a forte demanda turística.
O Florida Huddle já tem destino confirmado para o futuro. Durante o terceiro dia do…
O governo federal oficializou, nesta semana, a criação do Programa Rotas de Integração Sul-Americana. Um…
O Shopping Pátio Maceió realiza novas atrações gratuitas do Pátio Folia para animar o público…
Animais marinhos dormem em segurana debaixo d'gua por meio de adaptaes nicas, principalmente o sono…
Em “Destruição Final: O Último Refúgio” (2020), Ric Roman Waugh parte de uma premissa direta…
O Walt Disney World Resort anunciou uma nova ação promocional voltada exclusivamente ao mercado latino-americano…