Categories: Economia

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor

As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor nesta terça-feira (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.

Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.

Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações.

Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação.

A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”.

“É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar.

As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta.

As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.

Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do MTE e vai completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Próximas mudanças

Outra mudança entra em vigor a partir de 10 de maio, com a transição do sistema atual, em que o cartão de vale-alimentação ou vale-refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora, para um novo arranjo, no qual o benefício poderá ser aceito em diferentes maquininhas e estabelecimentos, independentemente da empresa emissora ou da bandeira.

Em novembro, 360 dias após a assinatura do decreto, está prevista a interoperabilidade plena do sistema, quando qualquer cartão PAT deverá ser aceito em qualquer maquininha de pagamento no Brasil.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

após Goldman, BBI reitera visão positiva e vê VALE3 acima de R$ 100 em 2026

Após o Goldman Sachs reforçar o ânimo com as ações da Vale (VALE3) destacando a…

10 minutos ago

O surpreendente ressurgimento da indústria de discos de vinil na era digital

A história do vinil é uma narrativa dramática de um formato considerado obsoleto, que retornou…

50 minutos ago

Um dos filmes brasileiros mais esperados de 2026 chegou na Netflix — e não deve nada a Hollywood

A transferência de líderes para prisões de segurança máxima muda a rotina de quem fica…

55 minutos ago

48ª Abav Travel SP celebra parceria com São Paulo, que terá o maior estande da feira

São Paulo e Abav|Aviesp promoverão um pós tour no Museu do Ipiranga para os participantes…

57 minutos ago

Momento é de calibragem da política monetária, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse hoje (11), em São Paulo, que a…

1 hora ago

Obra-prima de Mel Gibson chega ao Prime Video: épico sobre maias é raridade e originalidade no cinema

Em “Apocalypto”, dirigido por Mel Gibson, Rudy Youngblood interpreta Jaguar Paw, um caçador que vive…

2 horas ago