Tarsem Singh é um cineasta indiano conhecido por comerciais e videoclipes musicais. Também dirigiu dois sucessos hollywoodianos: “A Cela” (2000) e “Espelho, Espelho Meu” (2012). Mas o filme em questão aqui é “The Fall”, longa-metragem premiado no Festival de Berlim e lançado em 2006. Estrelado por Lee Pace e pela iniciante Catinca Untaru, o filme foi completamente autofinanciado para que Singh jamais tivesse de submeter sua obra a palpites e intromissões de produtores. Rodado em mais de 20 países, “The Fall” é marcado por sua fotografia pitoresca e por cenários exuberantes, sem que absolutamente nenhum CGI fosse utilizado.
O enredo gira em torno de Roy (Pace), um dublê de filmes dos anos 1920 em Los Angeles, que sofre um acidente a cavalo durante as gravações de um faroeste e acaba perdendo os movimentos das pernas, ficando preso em uma cama de hospital. Na enfermaria, conhece Alexandria (Untaru), uma menina imigrante romena que caiu de uma árvore ao apanhar frutas e também se recupera de uma fratura no braço. Para persuadi-la a roubar morfina da farmácia do hospital, Roy começa a contar histórias de aventuras mirabolantes que a fazem voltar todos os dias ao leito dele para ouvi-las. Enquanto Alex não pega os comprimidos, ele não termina a narrativa. Ela, inocente, cumpre o combinado, presa à ficção e fiel à amizade de Roy.
Roy, aparentemente, passou por uma separação recente, e o acidente que lhe causou a paralisia é mais um motivo para deixá-lo descrente da vida. Ele pretende se matar com os comprimidos de morfina — ideia que sequer passa pela cabeça da inocente Alexandria, que vê nele uma espécie de figura paterna. O filme não deixa explícito, mas a menina também parece ter perdido o pai e vive na precariedade com a mãe, em busca de uma vida melhor. As histórias de Roy oferecem, além da amizade, um escapismo diante da dura realidade e do tédio do hospital.
A principal história narrada por Roy é sobre um grupo de heróis que se unem para derrotar seu inimigo, o governador Odious, um homem poderoso e sem ética, capaz de cometer atrocidades sem motivo. O grupo é formado pelo Bandido Mascarado (Pace), um alter ego de Roy e líder; o Indiano, que deseja vingar a morte de sua amada; Othello, um escravo africano que perdeu o irmão em trabalhos forçados; Charles Darwin, um cientista fascinado pela vida; e Luigi, um explosivista italiano, especialista em dinamite. Todos foram considerados inimigos de Odious e isolados em uma ilha.
O grupo escapa do isolamento e parte em busca de vingança, dando início à grande aventura. Odious, na realidade, é metáfora do ódio de Roy e de sua amargura em relação à vida. Cada um dos heróis é, de certa forma, um fragmento do protagonista, aprisionado em seu corpo e dividido entre a busca por um sentido e o desejo de morrer. Eles são projeções de seu sofrimento, de sua dor e de sua desesperança. Alexandria, porém, surge como fio de esperança, pureza e âncora emocional, especialmente quando passa a chamá-lo de pai dentro da narrativa. Ao ser amado por alguém, Roy descobre que ainda é necessário no mundo.
“The Fall” chama a atenção por sua beleza visual. A fotografia, assinada por Colin Watkinson, transforma a narrativa em algo épico e lendário, pleno de cores, fantasia e grandiosidade. Os tons ganham simbolismo na trama: o azul remete à transcendência; o branco e o dourado, à ilusão; e os terrosos, ao peso da vida real. As lentes abertas destacam cenários naturais, tornando-os majestosos, enquanto os travellings suaves contemplam o mundo pelo olhar de Alexandria. Roy é quase sempre visto pela perspectiva da menina, em contra-plongée, o que o transforma em figura monumental diante da fragilidade dela. Silhuetas e sombras reforçam o contraste entre heroísmo e tragédia.
O filme é uma metáfora sobre a luta contra a depressão. Embora seja considerado a obra-prima de Singh, continua pouco conhecido e não apareceu em premiações americanas, como o Globo de Ouro e o Oscar. Também não entrou no circuito de Cannes, permanecendo como um título de culto. O motivo está no fato de Singh não ter permitido que fosse financiado ou distribuído por grandes empresas, restringindo sua circulação. Em outras palavras, trata-se literalmente de um filme para poucos.
Filme:
The Fall
Diretor:
Tarsem Singh
Ano:
2006
Gênero:
Aventura/Drama/Fantasia
Avaliação:
8/10
1
1
Fer Kalaoun
★★★★★★★★★★
Uma aposta feita em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, levou o prêmio de…
Estudo da IATA e Worley Consulting confirma matéria-prima suficiente para produção de SAF até 2050A…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considerou como “loucura” parlamentares atrelarem a votação da isenção…
BUENOS AIRES – Chega ao fim o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo da…
Foram sorteadas, na noite deste sábado (27), as 15 dezenas da Lotofácil válidas pelo concurso 3498.Números sorteados da LotofácilVeja…
Celso Sabino de Oliveira, 46 anos, entregou nesta sexta-feira (26) uma carta de demissão ao…