O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que “não dá para ter 1,5 milhão de pessoas na Consolação”, ao comentar a superlotação registrada durante o pré-carnaval de rua em São Paulo, marcado pelo encontro de dois megablocos no domingo, 8, que provocou tumulto, acionamento de plano de contingência e intervenção da Prefeitura e da Polícia Militar para liberar as vias da região central.
“Não dá para ter 1,5 milhão de pessoas na Consolação”, afirmou o governador em entrevista à GloboNews, ao comentar a superlotação causada pelo encontro de dois megablocos no domingo, 8. Segundo ele, o carnaval de rua da capital “está cada vez mais concorrido”, o que exige ajustes operacionais para evitar riscos aos foliões.
Tarcísio disse que tratou com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) de medidas como o bloqueio de vias quando a capacidade máxima é atingida, a posição das grades de proteção, o espaçamento entre elas e a rapidez na liberação de áreas congestionadas.
De acordo com o governador, a Prefeitura e a Polícia Militar “agiram muito rápido na remoção de gradis, interrupção de ruas e liberação das transversais”, o que permitiu o escoamento do público.
Após a repercussão, o Ministério Público abriu uma investigação sobre a superlotação dos blocos de carnaval na Rua da Consolação. A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital instaurou a apuração nesta segunda-feira, 9.
‘Horrível’, ‘caos total’, ‘desgraçamento mental’
Continua depois da publicidade
O posicionamento ocorre após um fim de semana marcado por tumulto e superlotação na Consolação, quando foliões passaram mal e grades chegaram a ser derrubadas, levando a Prefeitura a acionar um plano de contingência.
Foliões relataram nas redes sociais, as dificuldades e as cenas da confusão.
O prefeito Ricardo Nunes classificou o primeiro fim de semana de folia como um “sucesso” e afirmou que, diante do volume de pessoas e do número reduzido de ocorrências, a infraestrutura montada pela gestão municipal “foi perfeita”.
Tânia Maria foi premiada por seu trabalho no filme pernambucano “O Agente Secreto”. A potiguar…
O contato com o streaming nos permitiu conhecer de forma mais abrangente o cinema internacional,…
American aposta em releituras contemporâneas de pratos clássicos para marcar 100 anos de históriaA American…
Em seminário no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ministros da área de…
“Homem ao Mar” parte de uma premissa direta e eficiente: o choque entre quem sempre…
(Reprodução/Freepik)Com a aproximação da próxima Copa do Mundo, o mercado brasileiro de turismo e eventos…