Categories: Entretenimento

Morre Teuda Bara, uma das fundadoras do Grupo Galpão, aos 84 anos

Morreu nesta quinta-feira, 25, aos 84 anos, a atriz Teuda Bara, em Belo Horizonte. Ela foi uma das fundadoras do Grupo Galpão, companhia de teatro mineira que está entre as mais consagradas do país. O anúncio foi feito pela assessoria do grupo nas redes sociais.


“A partida de Teuda representa uma perda imensurável para o Grupo Galpão, o teatro brasileiro e todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”, diz a publicação.


“Ao mesmo tempo, fica a profunda gratidão pela alegria, pela força e pela luz raríssima que Teuda espalhou ao longo de tantos anos de vida e criação. Dividir o caminho com ela foi um presente – um exercício diário de amor, generosidade e coragem artística”. Ela faria 85 anos no próximo dia 1º de janeiro e deixa dois filhos, André e Admar.


O velório será no foyer do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a partir das 10h do dia 26 de dezembro.


Teuda estava internada desde 14 de dezembro no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. Segundo o site g1, a morte foi provocada por uma septicemia com falência múltipla dos órgãos, quando há uma infecção generalizada que se espalha pelo sangue e atinge várias partes do corpo.

 




Considerada um ícone do teatro, Bara também atuou na TV e no cinema e esteve na maior parte dos espetáculos do Galpão, companhia fundada no início da década de 1980. Se destacou pela sua versatilidade e pela veia cômica de seus personagens. Ao assimilar técnicas do circo em seus trabalhos, também se firmou como nome importante das artes cênicas.


Uma vida dedicada ao teatro

O teatro sempre esteve presente na vida da atriz. Ainda este mês, nos dias 13 e 14 de dezembro, ela apresentaria a peça Doida no teatro de bolso do Sesc Palladium, na capital mineira. Na segunda noite de apresentação, ela precisou ser internada.


Bara nasceu em Belo Horizonte em 1941. Aos 30 anos, quando cursava ciências sociais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fez teatro-jornal com o Diretório Acadêmico Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Ela abandonou o curso superior para começar a trabalhar com o diretor Eid Ribeiro, antes de se mudar para São Paulo.


Bada participou da novela Meu Pedacinho de Chão (2014), de Luiz Fernando Carvalho, e da série de comédia A Vila (2017), com Paulo Gustavo. No cinema, Bara atuou em filmes como O Palhaço, de Selton Mello, La Playa D.C, de Juan Andrés Arango, e As Duas Irenes, de Fábio Meira. Ela também fez parte do elenco de Órfãs da Rainha, de Elza Cataldo.



 

Veja também



Fonte

Redação

Recent Posts

Bolsas de NY operam sem sinal único com continuação de liquidação tech

As bolsas de Nova York abriram em direções divergentes nesta terça-feira, 17, com investidores ainda…

7 minutos ago

Após ver a Portela na Sapucaí, Chaiany confunde homenagem a Gilsinho com Péricles, e o cantor brinca

Antes do paredão dessa terça-feira (17), duas sisters tiveram um final de semana inesquecível, indo…

41 minutos ago

Amantes de literatura e sonhadores: romance com Amanda Seyfried e Gael García Bernal é pílula de ternura na Netflix

Às vezes, uma viagem que deveria confirmar um amor acaba revelando tudo o que estava…

43 minutos ago

Elon Musk propõe túnel ligando Universal Orlando Resort ao Epic Universe

Projeto da The Boring Company avança para fase de negociação contratual (Freepik)Uma proposta de mobilidade…

48 minutos ago

Histórico teatro Sannazaro de Nápoles é destruído em incêndio

NÁPOLES, Itália, 17 ⁠Fev (Reuters) – Um incêndio ⁠destruiu o interior do histórico ‌Teatro Sannazaro,…

1 hora ago

O Seedance 2.0 uma ideia verdadeiramente insana que se tornou realidade

O SeeDance o modelo de inteligncia artificial de gerao de vdeo de prxima gerao desenvolvido…

2 horas ago