Categories: Economia

Morre Edu Manga, estrela do Palmeiras e destaque dos anos 1980, aos 58 anos

O futebol brasileiro se despediu nesta sexta-feira de um dos grandes nomes dos anos 80. Morreu, aos 58 anos, o habilidoso meia-atacante Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga, grande revelação do Palmeiras, que também defendeu o rival Corinthians, além da seleção brasileira e fez sucesso no futebol mexicano (América), japonês (Shimizu S-Pulse) e espanhol (Real Valladolid. Ele estava internado em Barueri lutando contra problemas renais.

“Hoje é um dia triste, perdi um dos melhores amigos que tinha no futebol, Edu Manga. Desde os 13 anos de idade no Palmeiras, eu, Edu Manga e Gerson Caçapa sempre juntos. Vá com Deus meu irmão. Você foi um craque, admirava seu futebol. Meus sentimentos”, lamentou o lateral Denys, amigo pessoal e justamente quem o apelidou de Manga por causa de seu penteado.

Nascido em Osasco, Edu foi revelado no Palmeiras em 1985, clube pelo qual atuou em 188 jogos e anotou 44 gols até 1989. E desde cedo se caracterizou por sua habilidade em armar jogos e também por superar marcação adversária com dribles. O futebol diferenciado o levou à seleção brasileira, pela qual jogou em nove oportunidades.

Continua depois da publicidade

“Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento, aos 58 anos, de Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga, ídolo da torcida do Palmeiras nos anos 1980. Formado nas categorias de base do clube, pelo qual atuou profissionalmente de 1985 a 1989, o meia fez 44 gols em 188 jogos com a camisa alviverde e acumulou convocações para a seleção brasileira. Prestamos nossas condolências à família e aos amigos do nosso eterno Edu Manga. Descanse em paz, craque!”, lamentou o Palmeiras.

O desempenho de alto nível no Palmeiras o levou para o América do México, no qual anotou 37 gols em 50 aparições e conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf e a Copa Interamericana em 1990. Após passagem rápida pelo Corinthians, o ex-meia seguiu desbravando no futebol internacional, agora no Shimizu S-Pulse, do Japão. Ainda defendeu Emelec, voltou ao América e passou também por Real Valladolid, eleito um dos melhores estrangeiros da história do clube.

No Brasil, além dos arquirrivais do estado, também vestiu as camisas de Athletico-PR, Rio Branco, Sport, Remo, Náutico e Figueirense, onde se aposentou em 2002.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

BBB 26: Edilson Capetinha é expulso após agredir Leandro Boneco

Edilson Capetinha foi expulso do BBB 26, neste sábado (14). A confirmação foi feita pela…

18 minutos ago

Ryanair corta rotas na Europa e reduz 3 milhões de assentos; confira destinos

A Ryanair anunciou uma ampla reestruturação de sua malha aérea para 2026, com cortes de…

26 minutos ago

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) constatou que o programa do governo federal Bolsa…

45 minutos ago

Em 1961, os militares dos EUA tentaram criar uma ionosfera artificial e um anel ao redor da Terra

Aps a Segunda Guerra Mundial, os EUA entraram em uma corrida para construir mais e…

1 hora ago

Carnaval diferente? Zoo de SP promove folia para os animais

Durante o feriado de Carnaval, o Zoológico de São Paulo promove uma programação temática voltada…

1 hora ago

Olimpíadas e Nazismo? COI é criticado por produtos dos Jogos de Berlim de 1936

O Comitê Olímpico Internacional (COI) enfrenta diversas críticas após a decisão de vender produtos que…

2 horas ago