Maria Aparecida Cardoso Guimarães, conhecida como Cida Guimarães, pioneira do basquete brasileiro, morreu aos 95 anos, neste sábado. A causa da morte não foi divulgada.
A notícia do falecimento foi confirmada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
A ex-pivô foi um dos principais nomes da seleção brasileira de basquete durante a década de 1950 e conquistou dois títulos sul-americanos, em 1954 e 1958. O currículo na seleção inclui ainda duas medalhas de prata e uma de bronze na mesma competição continental. Em Jogos Pan-Americanos, Cida subiu ao pódio com uma prata e um bronze.
Continua depois da publicidade
Cida pertencia a uma família com trajetória consolidada na modalidade esportiva. Ela chegou a atuar na equipe nacional ao lado da irmã, Maria Helena Cardoso, que fez história como jogadora e técnica. Natural de Descalvado (SP), a ex-pivô teve quatro filhos.
Veja a nota completa da CBB:
“O basquete brasileiro perdeu neste sábado uma de suas primeiras estrelas, dentro e fora de quadra. Nos deixou Maria Apparecida Cardoso Guimarães, a Cida.
Bicampeã Sul-Americana com a Seleção Brasileira em 1954 e 1958, Cida ajudou a construir um caminho sólido para as novas gerações que viriam depois, rompendo preconceitos e conquistando espaço e títulos!
Cida iniciou a caminhada de uma família basqueteira, e é mãe do nosso querido Cadum Guimarães, Eduardo, Ângela e Márcia, além de irmã de Maria Helena Cardoso.
Nossas condolências aos amigos e familiares. Cida é um exemplo de garra, talento e amor ao basquete e à vida!”
A Acadêmicos de Niterói ficou em último lugar na apuração do carnaval do RJ e…
O sistema de servidão foi abolido na Rússia em 1861, e muitos historiadores associam a…
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)Uma ligação com ameaça de bomba mobilizou a Polícia Militar na tarde desta…
A ocupação hoteleira no carnaval deste ano superou os números de 2025, alcançando média de…
Os escandinavos levam muito a srio seus telhados verdes cobertos de grama. O costume antigo…
Uma única carta pode colocar abaixo uma carreira inteira, e é exatamente esse o ponto…