Um acordo comercial entre Estados Unidos e Índia está em uma fase “muito avançada”, afirmou nesta terça-feira (27) o ministro de Petróleo e Gás Natural indiano, Hardeep Singh Puri, em entrevista à CNBC.
A declaração veio poucas horas após Índia e União Europeia anunciarem um acordo de livre comércio considerado histórico, que prevê a redução gradual de tarifas sobre a maior parte dos produtos negociados entre as duas partes.
Segundo Singh Puri, o tratado com o bloco europeu reforça a posição da Índia em defesa de um sistema de comércio multilateral e aberto, o que, na visão dele, também interessa aos EUA.
O ministro classificou a relação com Washington como “muito forte” e afirmou que há “oportunidade econômica” para outros países que desejem fechar acordos comerciais com Nova Délhi.
“Acho que será um benefício mútuo, não apenas para a UE, mas também para os Estados Unidos e outros”, disse.
Apesar do avanço das negociações, o cenário é de tensão.
Continua depois da publicidade
O governo Donald Trump mantém tarifas punitivas tanto sobre a União Europeia quanto sobre a Índia: produtos europeus pagam 15% para entrar nos EUA, enquanto importações indianas enfrentam uma alíquota de 50%, em parte devido às compras de petróleo russo por Nova Délhi.
O presidente americano ainda não reagiu publicamente ao acordo Índia-UE.
No fim de semana, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, criticou o tratado entre europeus e indianos, lembrando que os EUA “fizeram sacrifícios maiores” ao impor tarifas de 25% à Índia por causa do petróleo russo.
Clientes de Mato Grosso denunciaram uma agência de turismo sediada em Sinop por vender pacotes…
A entrada de Carlos Bolsonaro (PL) na disputa por uma vaga ao Senado por Santa…
Lil' Bunny Sue Roux, um, uma gata resistente de duas patas, nasceu com pequenos cotocos…
“Falcão Negro em Perigo”, dirigido por Ridley Scott, acompanha uma operação militar americana em Mogadíscio…
Azul lança rota Cuiabá–Alta Floresta a partir de abril e amplia frequências entre Campinas e…
A Polícia Federal adiou os depoimentos de três investigados no inquérito da Operação Compliance Zero,…