Categories: Turismo

Ministro do Turismo aposta em turismo sustentável na Amazônia

O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve nesta segunda-feira (1º) no município de Tomé-Açu, no Pará, para conhecer de perto as práticas da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA). A entidade é referência internacional em agrofloresta e exemplo de como é possível aliar preservação ambiental, geração de renda e fortalecimento da bioeconomia amazônica.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur 

Durante o encontro, Sabino ressaltou a importância de aproximar o turismo sustentável de experiências bem-sucedidas como a da cooperativa. “Turismo e agro caminham juntos. O desenvolvimento sustentável da floresta garante geração de emprego e renda. A sustentabilidade é um pilar essencial para mostrarmos pro mundo a importância da preservação do meio ambiente”, afirmou.

O ministro destacou ainda que a CAMTA é um exemplo prático de como comunidades amazônicas podem prosperar por meio da agrofloresta, gerando impactos positivos nas famílias locais e preservando práticas culturais tradicionais.

Modelo reconhecido pela FAO

Com mais de 50 anos de atuação, a cooperativa desenvolveu o Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA), iniciativa que une culturas agrícolas e florestais. O modelo foi reconhecido pela FAO/ONU e certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Além de evitar o desmatamento, o SAFTA recupera áreas degradadas e fortalece cadeias produtivas ligadas à bioeconomia.

Segundo Sabino, iniciativas como essa são fundamentais para ampliar o potencial turístico da Amazônia, conectando visitantes a experiências de conservação, inclusão social e valorização cultural.

Patrimônio histórico e cultural

A agenda em Tomé-Açu também incluiu visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa. O município abriga a terceira maior colônia japonesa do Brasil e preserva, no espaço cultural, a memória da contribuição dos imigrantes para o desenvolvimento econômico e social da região.

“O patrimônio histórico local é um atrativo turístico e simboliza a integração entre culturas que ajudaram a moldar a identidade do município”, destacou o ministro.

A visita reforçou o compromisso do Ministério do Turismo em apoiar projetos que unam preservação ambiental, capacitação de comunidades e inovação, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para a Amazônia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 



Fonte

Redação

Recent Posts

Indira Nascimento, a Maria em”Dona Beja”, diz que personagem tenta se compreender

Leia também• Paulo Mendes fala sobre as complexidades do confuso Raul, de "Três Graças"• A…

27 segundos ago

Alagev terá chapa única na eleição 2026-2028 e Joyce Macieri lidera candidatura

A Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas terá chapa única na eleição…

7 minutos ago

XP Inc. supera R$ 2 tri em ativos totais e vê ventos favoráveis para o ano de 2026

A XP Inc (BDR: XPBR31) encerrou 2025 com números recordes e a leitura de que,…

28 minutos ago

O Aqueduto de Veluwemeer continua a impressionar com seu design fascinante

Esta ponte para barcos parece uma criao de Photoshop ou inteligncia artificial. Mas foi a…

1 hora ago

Rio de Janeiro fecha 2025 com alta de 10,8% no turismo

O Rio de Janeiro encerrou 2025 com desempenho robusto nas atividades turísticas, superando a média…

1 hora ago

Fábrica Anchieta da Volks chega a 15 mi de carros produzidos; Veja modelos icônicos

A fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil localizada em São Bernardo do Campo e inaugurada…

1 hora ago