Categories: Turismo

Ministro do Turismo alerta sobre exploração infantil

Transformar crianças em “mini adultos” para ganhar likes e engajamento nas redes sociais é uma prática perigosa que acelera a perda da infância e abre espaço para violações graves. Esse fenômeno, conhecido como adultização, ganhou destaque nos últimos dias ao expor como a busca por visibilidade pode tornar crianças e adolescentes ainda mais vulneráveis a abusos e exploração sexual.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Diante desse cenário, o movimento “Turismo que Protege”, lançado em junho pelo Ministério do Turismo, surge como uma resposta urgente e necessária. A iniciativa reúne profissionais, empresas e entidades do setor, que assumem o compromisso de adotar práticas seguras, éticas e responsáveis para prevenir violações e proteger crianças e adolescentes dentro da atividade turística.

“É nosso dever como sociedade, e principalmente como pais, proteger as crianças para que sejam apenas crianças. Essa é uma luta que exige vigilância permanente e ação coletiva. Precisamos ficar atentos e denunciar todo e qualquer conteúdo ou situação que coloque crianças em risco”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Como participar do movimento

O Ministério do Turismo convida destinos turísticos, organizações, instituições públicas, privadas e a sociedade civil a aderirem ao movimento por meio da assinatura da Carta de Compromisso. A adesão é voluntária e representa um passo importante para consolidar um turismo mais consciente, ético e protetor da infância.

O formulário de pré-assinatura está disponível online e, após o preenchimento, o MTur entra em contato para oficializar a adesão e informar os próximos passos.

Alinhamento com o Código de Conduta Brasil

O “Turismo que Protege” está alinhado ao Código de Conduta Brasil, criado pelo Ministério do Turismo para conscientizar prestadores de serviços cadastrados no Cadastur sobre a importância de prevenir a exploração sexual infantil.

No portal oficial do Código, estão disponíveis curso EAD, podcasts e o Manual do Multiplicador, que ensina como agir em casos suspeitos e como expandir boas práticas de proteção.

“O Movimento é uma política de suporte ao Código. Ele vem para somar e fortalecer a disseminação dos princípios do Código de Conduta Brasil, um instrumento essencial à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo”, destacou a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes.

Segundo ela, a proposta vai além dos prestadores de serviços turísticos. A ideia é engajar taxistas, artesãos, artistas, ONGs e órgãos públicos que também podem integrar a rede de proteção e atuar como multiplicadores dessa causa.

Celso Sabino, Ministro do Turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur

Prevenção começa com pequenas atitudes

O turista também tem papel fundamental nessa luta. Uma ação simples é perguntar, ao se hospedar em hotéis ou participar de eventos, se o local aderiu ao Código de Conduta. Essa prática incentiva a reflexão e reforça o engajamento dos profissionais do setor.

E, em casos de suspeita ou confirmação de exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie. O canal oficial é o Disque 100.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur



Fonte

Redação

Recent Posts

turismo sustentável com povos Kuikuro

A partir de outubro, a Aldeia Afukuri, do povo Kuikuro, na Terra Indígena Xingu (MT),…

27 minutos ago

Brasil terá mais voos internacionais: ministro confirma expansão

O ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu nesta quarta-feira (27), em Brasília (DF), representantes da…

2 horas ago

5 filmes eróticos para assistir no Prime Video

O cinema erótico, quando bem realizado, não se limita ao simples jogo da sedução explícita,…

12 horas ago

Uma das histórias de amor mais assistidas de 2025, até agora, está no Prime Video

O amor nasce do desejo de ser eterno, mas desliza no balanço das horas. Às…

13 horas ago

5 ótimas séries da HBO Max para maratonar no fim de semana

A HBO Max se consolidou como um dos catálogos mais robustos e diversificados do streaming,…

14 horas ago

5 filmes de ficção científica na HBO Max para se preparar para o futuro

Jan Thijs / Paramount PicturesA ficção científica é um espelho das nossas angústias, desejos e…

15 horas ago