Medida do Ministério do Turismo visa ajustes técnicos e operacionais antes da implementação definitiva da plataforma nacional
Redação do DIÁRIO com assessorias
O Ministério do Turismo prorrogou por mais 60 dias o início da obrigatoriedade da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital (FNRH) no Brasil. A portaria com a medida foi publicada nesta quinta-feira (19/02) e tem como objetivo garantir melhorias e adequações técnicas e operacionais na plataforma antes de sua plena implementação.
Quando estiver totalmente aplicada, a FNRH Digital substituirá integralmente a tradicional ficha de registro em papel e passará a ser obrigatória para todos os estabelecimentos de hospedagem do país — um passo decisivo rumo à transformação digital do turismo brasileiro.
A modernização traz benefícios claros tanto para o hóspede quanto para os meios de hospedagem.
Para o viajante, a FNRH Digital promete um processo de check-in significativamente mais rápido, graças ao pré-preenchimento automático de dados por meio da integração com o sistema Gov.br. A ferramenta também amplia a facilidade no cadastro de turistas estrangeiros, tornando a experiência mais fluida e alinhada aos padrões internacionais de hospitalidade.
Do lado da hotelaria, a iniciativa representa economia de tempo, redução de custos operacionais e maior segurança jurídica. A automação e a integração digital permitirão conexão com sistemas online, geração de relatórios em tempo real e aprimoramento da gestão estratégica.
Além disso, a nova plataforma será integrada, auditável e rastreável — características que fortalecem a transparência e oferecem dados estruturados para apoiar políticas públicas, segurança e planejamento do turismo nacional.
“A experiência de chegada ao hotel vai se tornar muito mais rápida e moderna, eliminando o tempo com o preenchimento manual de formulários. É mais comodidade para o turista e mais agilidade para o setor de hospedagens em geral”, destacou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
O Ministério do Turismo reforça que a adesão à nova ferramenta exige preparação por parte dos meios de hospedagem, independentemente da utilização de sistemas próprios de gestão.
No início de fevereiro de 2026, o órgão promoveu um webinar para apresentar a nova FNRH Digital, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) e o Portal do Hoteleiro. A iniciativa permitiu uma ampla troca de informações e orientações às 27 Unidades da Federação, fortalecendo o alinhamento institucional em torno da transformação digital no setor.
A prorrogação sinaliza responsabilidade técnica e compromisso com a eficiência operacional. Mais do que uma mudança de formulário, a FNRH Digital representa uma evolução estrutural na forma como o turismo brasileiro coleta, organiza e utiliza dados — um movimento essencial para consolidar competitividade, segurança e inteligência de mercado em um cenário cada vez mais conectado.
Confira o webinar completo:
Trabalhar realizando o sonho romântico dos outros pode ser um ótimo negócio, até o dia…
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Divulgação/Marcelo Freire)O Ministério do Turismo publicou nesta quarta-feira (19) portaria…
O número de veículos financiados no Brasil cresceu em janeiro, atingindo a marca de 616…
Psirico, Maraísa, Devinho Novaes e Maneva / Fotos: ASN O Verão Sergipe 2026 chega à…
As sócias empresárias Letícia Mothé e Paula Lins inauguraram, na tarde da última quinta-feira (05),…
A marca de beleza mais amada pelos brasileiros* une ciência e cuidado para aliviar os…