Categories: Economia

Mercadante defende democratizar acesso ao mercado de capitais

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira (24) a democratização do mercado de capitais e mais atuação do banco público de fomento, via investimento em empresas, em setores estratégicos como descarbonização, inovação e economia verde.

O mercado de capitais é o ambiente financeiro no qual são negociados valores mobiliários – como títulos de dívidas, ações de empresas e participação em fundos de investimentos. É uma forma de empresas captarem recursos para investimentos.

“O mercado secundário forte e o mercado primário consistente impulsionam a industrialização e inovação, especialmente nesses tempos que nós temos que ter mais velocidade, mais agilidade, mais capacidade de inovação”, disse Mercadante, durante evento na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

O mercado primário é quando as empresas emitem títulos de dívida e ações e captam recursos. Já o mercado secundário é quando esses ativos são negociados entre os investidores por meio de compras e vendas, grande parte em ambiente de bolsa de valores.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Participação

Mercadante comparou com outros países a participação da população brasileira no mercado de ações. Segundo ele, nos Estados Unidos, 48% da população tem investimentos em bolsa de valores, superando China (16%), Índia (11%) e Brasil, com apenas 2%.

“Então, o desafio de democratizar o mercado de capitais”, disse.

O evento contou com representantes do setor financeiro, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e os bancos Itaú, XP e BTG. Mercadante acredita que o encontro pode encontrar formas de tornar o investimento em mercado de capitais ainda mais seguro para o “cidadão de renda média”.

“Que pense a sua aposentadoria, a sua pensão, a segurança da sua família em renda variável”, afirmou.

Efeito multiplicador

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou o papel multiplicador do mercado de capitais.

“Cada R$ 1 ajuda alavancar R$ 3,4, uma alavanca importante para a gente poder crescer, gerar ainda mais emprego, mais renda”, disse Alckmin, que ocupa o cargo enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem oficial aos Estados Unidos.

Entre os setores estratégicos para receber esses investimentos, Alckmin citou os de saúde e biotecnologia, startups (empresas com potencial de inovação e grande uso de tecnologia) e minerais críticos – matérias-primas altamente demandada para tecnologias associadas à transação energética.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Hidrogênio verde enfrenta desafios para cumprir potencial energético

Em toda estrutura metálica das cidades, há um passado que envolve emissão de gases poluidores…

31 minutos ago

Turkish Airlines encomenda até 75 Boeing 787 e planeja 150 novos 737 MAX

Turkish Airlines encomenda até 75 Boeing 787 e planeja compra de 150 737 MAX, enquanto…

58 minutos ago

Prisão de Sarkozy reacende debate sobre justiça na França antes de recurso de Le Pen

A sentença de prisão do ex-presidente Nicolas Sarkozy aprofundou as divisões na França sobre a…

2 horas ago

FIT 2025 – Edição Digital – M&E

Mais uma pra conta! Já está no ar a edição digital da revista especial produzida…

2 horas ago

SP tem 9 casos de intoxicação por metanol

O estado de São Paulo registrou nove casos de intoxicação por metanol em 25 dias,…

3 horas ago

Confira fotos do workshop do Experience USA 2025

São Paulo (SP) – Após a bateria de palestras do período da manhã, o Experience…

3 horas ago