A Prefeitura de Maricá e o projeto turístico-residencial Maraey formalizaram nesta quarta-feira (24/09) um acordo de intenção para viabilizar obras de infraestrutura em áreas de interesse público do empreendimento. O investimento total previsto é de R$ 360 milhões, por meio da Maricá Global Invest (MGI), empresa pública criada pela prefeitura.
O recurso será destinado à construção de estradas, pavimentação, redes de eletricidade, saneamento e abastecimento de água. Segundo o prefeito Washington Quaquá, o projeto combina desenvolvimento econômico e preservação ambiental, incluindo hotéis internacionais, universidade de hotelaria, campo de golfe e infraestrutura de lazer.
A expectativa é de geração de 8 mil empregos durante a fase de construção e 4,5 mil postos permanentes após a conclusão da primeira etapa, além de arrecadação anual estimada em R$ 485 milhões em impostos. “A Prefeitura está comprometida em garantir que a transformação seja também social, com capacitação de moradores para atuação nas obras e nas futuras vagas de trabalho”, afirmou Celso Pansera, presidente da Codemar.
Infraestrutura urbana e regularização fundiária
O acordo prevê a doação de cerca de 16 quilômetros de vias de trânsito rápido ao município, facilitando a mobilidade entre os distritos de Itaipuaçu, Barra de Maricá e o centro da cidade. Também está prevista a integração da Comunidade de Pescadores de Zacarias, com posterior regularização fundiária, e a melhoria do acesso a praias públicas e áreas turísticas.
Segundo Emilio Izquierdo, CEO do Maraey, o projeto contribuirá de forma significativa para políticas sociais, educacionais e ambientais, beneficiando a população já na fase inicial das obras. Entre os destaques do empreendimento está a maior ciclovia privada do país, aberta ao público, com 20 km de extensão e integração à malha cicloviária da cidade.
Sustentabilidade e preservação ambiental
O Maraey foi premiado como melhor projeto de usos públicos do mundo pelo Americas Property Awards (2023-2024) e terá apenas 6,6% de sua área edificada. O projeto inclui a criação da 5ª maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de restinga do Brasil, a regeneração de mais de 270 hectares de vegetação nativa e a implantação do Centro de Referência Ambiental (CRA), em parceria com universidades públicas, voltado ao estudo da flora e fauna local.
David Galipienzo, diretor-executivo do Maraey, ressalta que o projeto “garante desenvolvimento sustentável da região, preservação da Restinga de Maricá e regularização fundiária da Comunidade de Pescadores de Zacarias, além de melhorias viárias importantes para a mobilidade urbana”.
As ações do Itaú (ITUB4) acumulam valorização de cerca de 16% nos últimos doze meses,…
A Trul Hotéis anunciou a chegada de Denise Senos como nova Gerente de Vendas para…
Conteúdo XP Marcelo do Fluxo Real acumula não apenas experiência de tela, mas também vivência…
A Lufthansa revelou uma pintura especial em um Boeing 787-9 para comemorar seus 100 anos…
O mercado de milhas, antes restrito a um projeto de fidelização de companhias aéreas, está…
Equipe do Consulado Americano explicou os processos para os vistos americanos (Felipe Abílio/MeE)Durante o Experience…