Categories: Economia

Manifestação de Nikolas por liberdade de Bolsonaro reúne 18 mil em Brasília, diz USP

A manifestação convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) como ato final da caminhada de 240 quilômetros até Brasília reuniu 18 mil pessoas na capital, aponta mapeamento do Monitor do Debate Político, da USP, em parceria com a ONG More in Common. O protesto teve como foco o pedido de liberdade para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso e condenado por crimes ligados à tentativa de golpe após a eleição de 2022.

Para calcular o número de participantes, a pesquisa analisou fotos aéreas, feitas por drone, em diferentes momentos da manifestação. Com margem de erro de 12%, o total no momento de pico pode ter variado entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou de uma oração ao lado de Nikolas durante a manhã, mas não esteve presente no ato, assim como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ambos, no entanto, demonstraram apoio à manifestação.

Continua depois da publicidade

Nikolas e aliados percorreram cerca de 240 quilômetros a partir de Paracatu (MG) e encerraram a caminhada na Praça do Cruzeiro, a seis quilômetros do Palácio do Planalto, que foi cercado por grades.

Na manifestação, o grupo defendeu a derrubada no Congresso dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto da dosimetria, que reduz penas de Bolsonaro e outros condenados pelos atos de 8 de janeiro.

— Este ato está pedindo pela liberdade de todos os presos do dia 8 de janeiro. Se Deus quiser, vai ser votado o veto da dosimetria e nós vamos derrubar o veto — afirmou Nikolas, que pediu ao público para não caminhar em direção à Praça dos Três Poderes.

A manifestação transcorreu sem registro de confrontos, com faixas e palavras em defesa da anistia, pedidos pela libertação de Bolsonaro e, em alguns momentos, gritos para que o presidente Lula fosse preso.

Antes da chegada do deputado, um raio caiu nas proximidades da concentração e deixou feridos, que foram encaminhados a hospitais da região.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Chegou à Netflix: o filme que parece uma mistura de “Mad Max: Estrada da Fúria” e “Jogos Vorazes

A abertura coloca “Máquinas Mortais” em movimento com uma Londres motorizada que caça recursos e…

26 minutos ago

Atraso de voo não gera indenização por danos morais, determina STJ

Entendimento pode reduzir ações automáticas contra companhias aéreas (Banco de imagens/Freepik)O Superior Tribunal de Justiça…

40 minutos ago

Ministro indiano diz que acordo comercial com EUA está em fase “muito avançada”

Um acordo comercial entre Estados Unidos e Índia está em uma fase “muito avançada”, afirmou…

42 minutos ago

Obras estruturantes do Governo de Sergipe impulsionam a construção civil no estado

Obras estruturantes do Governo de Sergipe impulsionam a construção civil e a geração de emprego…

1 hora ago

Parece mentira, mas aconteceu: o estranho caso real de intriga na Inglaterra que inspirou filme de comédia e suspense no Prime Video

“Pequenas Cartas Obscenas”, dirigido por Thea Sharrock, parte de um problema aparentemente banal para expor…

1 hora ago

Azul cria rota Cuiabá–Alta Floresta e amplia voos de Viracopos

A Azul Linhas Aéreas iniciará, a partir de domingo (1º), uma nova rota regional entre Cuiabá…

2 horas ago