Nordeste Magazine
Economia

Maior franqueada no Brasil fecha cinco lojas em meio a disputa com Skechers

Maior franqueada no Brasil fecha cinco lojas em meio a disputa com Skechers

Cinco lojas da Sunshine Calçados e Confecções, dona da franquias da marca de calçados Skechers no Brasil, foram fechadas em um desenrolar do conflito entre a empresa e sua franqueadora que se arrastou para a justiça. Com apenas duas unidades em funcionamento, a empresa sai de sete para duas unidades nos últimos anos.

Em meio a uma recuperação judicial, três unidades foram fechadas no Brasília Park Shopping, em Brasília, no Amazonas Shopping, em Manaus, e no Campo Grande Shopping, no mês de janeiro, como antecipou o InfoMoney. Agora foi a vez da operação no Conjunto Nacional, em Brasília, encerrada no domingo (8).

Em 2025, uma franquia da Skechers mantida pelo Grupo Sunshine em Goiânia já havia fechado as postas. A franqueada atribui ao relacionamento com a marca de calçados prejuízos de R$ 19,3 milhões, especialmente devido a quebras de coleção, falhas de abastecimento e problemas de isonomia com outros franqueados, mostram documentos da recuperação judicial.

“Como parceiros, acreditamos na marca Skechers e, durante 10 anos, fizemos a nossa parte como clientes e investidores master da marca no Brasil”, diz o diretor do Grupo Sunshine, Louder Mendes. Ele afirma que a empresa buscará judicialmente a reparação integral de todos os prejuízos financeiros e operacionais, diz, causados pela Skechers ao longo da parceria.

Em nota, a Skechers disse que “mantém uma relação pautada pelo respeito, pela transparência e pela observância rigorosa das regras contratuais com todos os seus licenciados e parceiros comerciais, valorizando o diálogo contínuo como pilar do seu modelo de negócios”.

“Por se tratar de processo judicial em curso, a companhia não comenta o mérito da ação pela Sunshine Calçados e Confecções Ltda. e seus desdobramentos”, afirma.

Continua depois da publicidade

A Skechers inaugurou em janeiro sua primeira loja própria no Brasil, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A unidade de mais de 300 metros quadrados dá início a uma estratégia de ter operação própria de calçados nos principais mercados do País.

“A abertura da primeira loja própria da Skechers no Brasil representa um marco relevante na trajetória da marca no país e reforça o caráter estratégico do mercado brasileiro, tanto pelo seu porte quanto pela forte afinidade do consumidor local com produtos que aliam conforto, tecnologia e estilo”, diz a companhia em nota. Apesar da inauguração e de afirmar que próximos anúncios estão por vir, o modelo de franqueados segue como “parte fundamental da operação da Skechers no Brasil”.

Em 2025, a gestora 3G Capital, dos bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, comprou 80% da Skechers da família fundadora. Os conflitos relatados pela Sunshine e a gestão da companhia no Brasil antecedem o negócio que fecha o capital da companhia após uma compra de US$ 9,4 bilhões.



Fonte

Veja também

Caixa e MDS lançam microcrédito para integrantes no CadÚnico

Redação

Mercados de apostas veem chance além de 70% de novo shutdown nos EUA no fim de semana

Redação

Ministros defendem mais parcerias em investimentos em infraestrutura

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.