Categories: Entretenimento

Maior coleção de arte afro-brasileira já repatriada chega ao Muncab

Um conjunto de 666 obras de 135 artistas afro-brasileiros foi reincorporado nesta segunda-feira (26) ao patrimônio nacional. Maior coleção de arte afro-brasileira já repatriada ao Brasil, as obras chegaram no dia 12 de janeiro ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), em Salvador. 


O conjunto retorna ao país por meio da doação internacional do acervo Con/Vida, organizado pelas norte-americanas Bárbara Cervenka e Marion Jackson. A exposição das novas peças ao público está prevista para o início de março.


O acervo reúne três décadas de obras, como pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, xilogravuras, arte sacra, objetos rituais, estampas e outras tipologias. Estão incluídos artistas fundamentais da produção afro-brasileira, como J. Cunha, Babalu, Goya Lopes, Zé Adário, Lena da Bahia, Raimundo Bida, Sol Bahia, Manoel Bonfim, entre muitos outros.




A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Cultura (MinC). Durante a cerimônia de reintegração, a ministra Margareth Menezes disse que a repatriação simboliza um reencontro do Brasil com sua própria história. 


“Esses bens culturais retornam como objetos artísticos e como testemunhos vivos da memória afro-brasileira, reforçando a dignidade, a identidade e o pertencimento cultural do povo brasileiro”, afirmou Margareth Menezes.


Com a incorporação do novo conjunto, o Muncab passa a abrigar uma das maiores coleções de arte afro-brasileira do país. Para a diretora do MUNCAB, Jamile Coelho, a devolução tem traz a perspectiva de ampliar o conhecimento sobre a produção cultural brasileira, seus bens culturais e o direito à memória e reparação histórica.


“Trata-se de uma devolução de profundo valor simbólico e histórico. Essa coleção deixou o Brasil legalmente e retorna por decisão consciente das colecionadoras, que reconheceram a importância de seu retorno à origem. Este acervo fortalece a missão do museu de contar a história do Brasil a partir de perspectivas democráticas, inclusivas e plurais”, afirmou. 

Veja também



Fonte

Redação

Recent Posts

Chegou à Netflix: o filme que parece uma mistura de “Mad Max: Estrada da Fúria” e “Jogos Vorazes

A abertura coloca “Máquinas Mortais” em movimento com uma Londres motorizada que caça recursos e…

24 minutos ago

Atraso de voo não gera indenização por danos morais, determina STJ

Entendimento pode reduzir ações automáticas contra companhias aéreas (Banco de imagens/Freepik)O Superior Tribunal de Justiça…

39 minutos ago

Ministro indiano diz que acordo comercial com EUA está em fase “muito avançada”

Um acordo comercial entre Estados Unidos e Índia está em uma fase “muito avançada”, afirmou…

40 minutos ago

Obras estruturantes do Governo de Sergipe impulsionam a construção civil no estado

Obras estruturantes do Governo de Sergipe impulsionam a construção civil e a geração de emprego…

1 hora ago

Parece mentira, mas aconteceu: o estranho caso real de intriga na Inglaterra que inspirou filme de comédia e suspense no Prime Video

“Pequenas Cartas Obscenas”, dirigido por Thea Sharrock, parte de um problema aparentemente banal para expor…

1 hora ago

Azul cria rota Cuiabá–Alta Floresta e amplia voos de Viracopos

A Azul Linhas Aéreas iniciará, a partir de domingo (1º), uma nova rota regional entre Cuiabá…

2 horas ago