Categories: Economia

Magnitsky para esposa de Moraes repercute na imprensa internacional: “Trump se vinga”

A inclusão de Viviane Barci de Moraes, mulher de Alexandre de Moraes, no rol da Lei Magnitsky repercutiu na imprensa internacional. A edição suíça do jornal 20 Minutes, por exemplo, afirmou que, com a medida, a gestão do presidente americano, Donald Trump, “se vinga” da família do ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF) por supostos abusos na relatoria do processo da trama golpista contra o aliado Jair Bolsonaro. Outros veículos da mídia estrangeira, como o Washington Post e a Bloomberg, destacaram que as novas sanções marcam uma escalada na tensão entre os dois países.

Leia mais: Confira as autoridades brasileiras e parentes que tiveram visto cancelado pelo governo Trump

Para o Washington Post, as sanções financeiras contra Viviane “marcam uma escalada na disputa diplomática entre o presidente Donald Trump e o governo brasileiro”. O jornal ressaltou que o republicano também foi acusado de tentar permanecer no poder após uma derrota eleitoral, assim como Bolsonaro, e tem pressionado há meses o STF a retirar as acusações contra o aliado. O Post ainda destacou a entrevista em que Moraes citou zero chance de recuar diante da pressão de Trump.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Já a Bloomberg acrescentou que, no mesmo dia das novas sanções americanas, as autoridades brasileiras denunciaram o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, por coação no curso do processo, numa ação “que provavelmente inflamará ainda mais as tensões”.

O site Politico, por sua vez, destacou que a medida anunciada nesta segunda-feira é “a mais recente do governo Trump para se opor ao processo” contra Bolsonaro e detalhou: as sanções impedem que pessoas nos EUA realizem transações com Viviane e restringem ainda mais quaisquer ativos que a família possa ter nos Estados Unidos. O portal destacou a reação do governo brasileiro, que apontou o uso político da Lei Magnitsky para interferência nos assuntos internos brasileiros, e as manifestações do último de fim de semana contra articulações parlamentares pela anistia a Bolsonaro.

O jornal francês Le Monde disse que, com a medida, os EUA “exercem pressão crescente contra autoridades judiciais brasileiras”, também especificou as sanções contra Viviane e explicou o que chamou de “crise diplomática em curso entre os dois países”.

Continua depois da publicidade

Moraes reage

De acordo com Moraes, a medida contra sua mulher é “ilegal”, “lamentável” e “não só contrasta com a História dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o Direito Internacional, a Soberania do Brasil e a independência do Judiciário”.

Moraes também declarou que vai continuar a cumprir sua “missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade” e que “as instituições brasileiras são fortes e sólidas”.

O ministro ainda disse que juízes brasileiros “não aceitarão coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida soberanamente pelo Povo brasileiro”.

Continua depois da publicidade

O STF também divulgou nota sobre a sanção, afirmando que “lamenta e considera injusta” a medida. O texto diz que, “infelizmente, as autoridades norte-americanas foram convencidas de uma narrativa que não correponde aos fatos” e acrescenta que o julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “respeitou o devido processo legal e o amplo direito de defesa, com total publicidade”.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Hidrogênio verde enfrenta desafios para cumprir potencial energético

Em toda estrutura metálica das cidades, há um passado que envolve emissão de gases poluidores…

31 minutos ago

Turkish Airlines encomenda até 75 Boeing 787 e planeja 150 novos 737 MAX

Turkish Airlines encomenda até 75 Boeing 787 e planeja compra de 150 737 MAX, enquanto…

58 minutos ago

Prisão de Sarkozy reacende debate sobre justiça na França antes de recurso de Le Pen

A sentença de prisão do ex-presidente Nicolas Sarkozy aprofundou as divisões na França sobre a…

2 horas ago

FIT 2025 – Edição Digital – M&E

Mais uma pra conta! Já está no ar a edição digital da revista especial produzida…

2 horas ago

SP tem 9 casos de intoxicação por metanol

O estado de São Paulo registrou nove casos de intoxicação por metanol em 25 dias,…

3 horas ago

Confira fotos do workshop do Experience USA 2025

São Paulo (SP) – Após a bateria de palestras do período da manhã, o Experience…

3 horas ago