Categories: Economia

Lula sanciona lei que libera poda de árvore quando órgão público se omitir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que autoriza a poda ou a remoção de árvores em áreas públicas ou privadas quando o órgão ambiental não se manifestar sobre pedidos motivados por risco de acidentes.

A Lei nº 15.299 permite que, nesses casos, o serviço seja realizado por profissional habilitado. A norma foi publicada no Diário Oficial na terça-feira, 23.

A nova legislação altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605, de 1998) e estabelece prazo de até 45 dias para que os órgãos ambientais respondam às solicitações de poda ou corte em situações de risco.

Continua depois da publicidade

O pedido deverá ser acompanhado de laudo técnico elaborado por empresa ou profissional qualificado. Caso não haja resposta dentro desse período, o solicitante fica automaticamente autorizado a executar o serviço com profissionais habilitados.

Fora das hipóteses previstas pela nova lei, permanece válida a regra da legislação ambiental que prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem danificar, destruir ou maltratar plantas ornamentais em espaços públicos ou em propriedades privadas de terceiros.

O deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), autor da proposta, defende que a demora do poder público em analisar pedidos de poda ou corte pode colocar em risco a integridade física das pessoas e causar danos ao patrimônio.

Para o senador Sérgio Moro (União-PR), relator do projeto, a ideia da lei é driblar a burocracia e agilizar procedimentos frente a sucessivas perdas de energia elétrica, que resultam da queda de galhos de árvores em linhas de transmissão.

Em São Paulo, a poda de árvore é um dos pontos centrais da disputa entre a Prefeitura de São Paulo e a concessionária Enel por conta das responsabilizações por sucessivos apagões na cidade.

Empresa e Município têm convênio para que a primeira faça a poda preventiva de galhos em contato com a fiação elétrica para evitar rompimento de fios em eventos climáticos extremos. No início de dezembro, um vendaval atingiu a capital e a região metropolitana deixando 2,2 milhões de imóveis sem energia elétrica.

Continua depois da publicidade

O poder municipal afirmou que a concessionária só cumpriu 11% do plano anual de poda de árvores da capital. A concessionária, por sua vez, diz que executou cerca de 230 mil podas, que não aparecem no sistema por causa de uma falha de integração entre os sistemas eletrônicos da Enel e do Município.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Nova pintura do Air Force One é confirmada

Departamento de Defesa dos EUA confirma nova pintura vermelho, branco, dourado e azul-escuro para os…

2 minutos ago

Alckmin anuncia regulamentação de salvaguardas em acordos comerciais

O governo federal editará um decreto para regulamentar salvaguardas – instrumentos de proteção a produtores…

23 minutos ago

Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 vagas para crianças e adolescentes

Este ano, a orquestra traz uma novidade, disponibilizando vagas exclusivas nos naipes de violino e…

46 minutos ago

5 polêmicas mais comentadas da participante dentro da casa

Milena Moreira, babá e animadora de festas de 27 anos, entrou no Big Brother Brasil…

55 minutos ago

No Prime Video: o terror romântico mais bizarro do ano — um casal descobre que amor demais pode virar monstruosidade

Relações são quase sempre pautadas por crises, e não é incomum encontrar homens e mulheres…

60 minutos ago

Circuito Carnaval Azul tem alta adesão, vira vitrine de experiências e já mira edição 2027

Giulliana Mesquita, da Azul Viagens (Ana Azevedo/M&E)SÃO PAULO – A Azul Viagens estreou, em 4…

1 hora ago