Categories: Economia

Lula agradece ‘lealdade’ das Forças Armadas e faz aceno: ‘Contem comigo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a “lealdade” das Forças Armadas em almoço de confraternização com a cúpula militar nesta sexta-feira. O presidente dispensou o discurso que havia sido preparado para a cerimônia e falou de improviso no evento que ocorreu no Clube no Exército, em Brasília, onde foi recebido pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes do Exército, Tomás Paiva, da Marinha, Marcos Olsen, e da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno. 

Lula abriu a fala agradecendo a “lealdade e o compromisso” das Forças Armadas com o país. O elogio foi feito quando Lula lembrou que uma de suas primeiras reuniões, poucos dias após tomar posse como presidente, em janeiro de 2023, havia sido com o Múcio e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica para discutir indústria de defesa.

Lula usou esse exemplo para demonstrar como dá importância às demandas militares.

Continua depois da publicidade

Toda a fala do mandatário teve tom de afago aos militares. O presidente usou a expressão “contem comigo” ao falar do futuro, de recursos e dos programas estratégicos das Forças. Também reforçou que o Brasil precisa ter Forças Armadas fortes e bem preparadas.

Lula também destacou o aporte orçamentário que o governo fez aos militares, com a aprovação pelo Congresso de R$ 30 bilhões em seis anos para investimentos estratégicos na Defesa Nacional, em uma articulação direta de Múcio junto a Câmara e ao Senado.

O valor está fora do arcabouço fiscal, não conta para o limite de gastos públicos, e será liberado de forma fatiada: R$ 5 bilhões por ano, com recursos voltados exclusivamente à modernização das Forças Armadas — Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira.

Foi a primeira vez que Lula se encontrou com a cúpula militar após as prisões dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal pela tentativa de golpe de Estado. De acordo com relatos, Lula não citou as prisões e nem as condenações.

O encontro vinha sendo preparado para evitar qualquer ruído na caserna em meio a prisão dos generais pela trama golpista. O Palácio do Planalto e o Ministério da Defesa chegaram a elaborar um discurso em tom conciliatório para Lula. O presidente, no entanto, optou por não ler o texto, mas seguiu o script pacificador.

Estão presos no Comando Militar do Planalto o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, ambos generais. Já o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, almirante, está preso na Estação Rádio da Marinha, em Brasília, enquanto o ex-ministro Walter Braga Netto está na 1ª Divisão do Exército, que é subordinada ao Comando Militar do Leste e fica na Vila Militar no Rio de Janeiro.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

BBB 26: Edilson Capetinha é expulso após agredir Leandro Boneco

Edilson Capetinha foi expulso do BBB 26, neste sábado (14). A confirmação foi feita pela…

14 minutos ago

Ryanair corta rotas na Europa e reduz 3 milhões de assentos; confira destinos

A Ryanair anunciou uma ampla reestruturação de sua malha aérea para 2026, com cortes de…

21 minutos ago

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) constatou que o programa do governo federal Bolsa…

41 minutos ago

Em 1961, os militares dos EUA tentaram criar uma ionosfera artificial e um anel ao redor da Terra

Aps a Segunda Guerra Mundial, os EUA entraram em uma corrida para construir mais e…

1 hora ago

Carnaval diferente? Zoo de SP promove folia para os animais

Durante o feriado de Carnaval, o Zoológico de São Paulo promove uma programação temática voltada…

1 hora ago

Olimpíadas e Nazismo? COI é criticado por produtos dos Jogos de Berlim de 1936

O Comitê Olímpico Internacional (COI) enfrenta diversas críticas após a decisão de vender produtos que…

2 horas ago