Parceria entre Skunk Works e FalconWorks visa criar sistemas aéreos não tripulados modulares e com custo baixo
A Lockheed Martin e a BAE Systems firmaram parceria estratégica para criar uma nova geração de sistemas aéreos autônomos não tripulados. O projeto será conduzido pelas divisões de pesquisa e desenvolvimento avançado das empresas – Skunk Works e FalconWorks, respectivamente da Lockheed e BAE – com foco em modularidade, baixo custo e rápida capacidade de desdobramento.
Segundo o anúncio, a primeira etapa prevê o desenvolvimento de um sistema com funções de ataque e guerra eletrônica, projetado para complementar aeronaves tripuladas e aumentar sua sobrevivência em operações.
O projeto prevê que modelo seja adaptável a diferentes missões e tenha múltiplas opções de lançamento, incluindo aéreo, terrestre, marítimo e a partir de aviões cargueiros de grande porte.
A iniciativa busca atender à crescente demanda de forças armadas por soluções que combinem plataformas tripuladas e não tripuladas em cenários de combate em rápida transformação. O objetivo é disponibilizar “massa de combate” a custos acessíveis, reduzindo o tempo entre concepção e aplicação operacional.
De acordo com a Lockheed Martin, a colaboração permitirá acelerar a entrega de capacidades disruptivas ao mercado militar. A BAE Systems reforçou que a parceria deve oferecer soluções de impacto imediato, alinhadas às necessidades atuais do campo de batalha.
Novo PAC destina R$ 9,2 bilhões à modernização de 11 aeroportos e amplia capacidade de…
O Carnaval deve movimentar de R$ 14,48 bilhões em 2026, um aumento de 10% em…
A Norwegian Cruise Line Holdings (NCLH) anunciou nesta quinta-feira (12) a saída de seu CEO,…
Para a segunda metade do século 20 (o que o fundador da Fortune, Henry Luce,…
Embraer E195-E2 da Porter Airlines saiu da pista durante pouso no aeroporto de Halifax, no…
Leia também• BBB 26 bate recorde de expulsões e supera edição de 2023• Tadeu Schmidt…