Nordeste Magazine
Turismo

Lockheed anuncia drone de combate integrado a caças de quinta geração

Lockheed anuncia drone de combate integrado a caças de quinta geração

Plataforma Vectis da Skunk Works oferece furtividade, alcance estendido e capacidade de operar em missões conjuntas com o F-35

A Lockheed Martin apresentou hoje (22) o drone Vectis, criado dentro do conceito Collaborative Combat Aircraft (CCA) de Grupo 5. O sistema foi desenvolvido para operar em conjunto com aeronaves de quinta geração, como o F-35, e futuros caças de sexta geração, oferecendo integração plena em missões de superioridade aérea.

O programa responde às exigências da guerra contemporânea, em que os veículos aéreos não tripulados ganham protagonismo. De acordo com a Lockheed Martin, o Vectis foi projetado para executar missões de ataque de precisão, reconhecimento, guerra eletrônica e operações aéreas ofensivas e defensivas.

A plataforma também permite conectividade multidomínio, podendo atuar de forma autônoma ou em esquadrilhas mistas com aeronaves tripuladas. A autonomia e o alcance, ainda que não divulgados, foi oficialmente definidos para atender aos principais teatros de operações dos comandos Indo-Pacífico, Europeu e Central.

A Lockheed Martin aposta na combinação de integração de sistemas complexos, desenvolvimento de caças furtivos e aplicação de arquiteturas abertas. O Vectis emprega técnicas de engenharia digital e manufatura avançada, projetadas para reduzir custos e acelerar o cronograma, com expectativa de realizar o primeiro voo em até dois anos.

Atualmente a maior parte dos programas militares dos Estados Unidos acumulam atrasos recordes, alguns superando dez anos, com estouro do orçamento. A capacidade de reduzir custos e desenvolvimento de curto prazo são considerados fundamentais pelo Pentágono.

O Vectis adota tecnologias de baixa observabilidade para aumentar a sobrevivência em ambientes contestados e segue alinhado às arquiteturas de referência definidas pelo governo dos Estados Unidos, evitando dependência de fornecedores únicos. Segundo a Lockheed Martin, as primeiras peças já estão em produção e a equipe da divisão Skunk Works conduz o programa dentro das atuais e futuras necessidades das forças armadas norte-americanas e de aliados.

Com o Vectis, a Skunk Works busca consolidar um novo paradigma para o poder aéreo, entregando sistemas de combate não tripulados altamente adaptáveis, com custo competitivo e capacidade de integração com a próxima geração de plataformas aéreas.





Fonte

Veja também

Preservação de origem

Redação

um mercado bilionário sustentado por escassez

Redação

Polícia Federal prende candidato com identidade falsa em prova da ANAC

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.