A Latam Airlines Brasil conquistou a 24ª posição geral no ranking Merco Empresas Brasil 2025, divulgado no último dia 5 de fevereiro. O levantamento, realizado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, avalia anualmente a reputação das principais empresas do país. O resultado marca um avanço de 24 posições nos últimos três anos e de 6 posições em relação a 2024.
Com esse desempenho, a Latam segue pelo segundo ano consecutivo como a única companhia aérea presente no top 30 do ranking nacional. Já no ranking setorial, a companhia segue na liderança da categoria Setor Aéreo desde a criação do segmento na edição 2024 do Merco Empresas Brasil. As conquistas ilustram a preferência da marca na percepção do público e sociedade.
Leia também: Com crescimento de 12% no doméstico, Latam Brasil impulsiona desempenho do grupo em janeiro
Quais são os critérios avaliados no levantamento
Em sua 12ª edição, o estudo do Merco avalia critérios como ética, governança, desempenho econômico, impacto ambiental e compromisso social. A Latam alcançou a 24ª posição geral após entrevistas com mais de 17 mil pessoas, realizadas em 2025, em uma avaliação multistakeholder que reuniu especialistas de mercado, executivos, acadêmicos, ONGs, sindicatos, jornalistas de negócios, representantes da sociedade e influenciadores digitais, além de considerar percepções e menções à marca nas redes sociais.
“O resultado da Latam reforça a nossa estratégia de manter uma atuação responsável e transparente, fortalecendo nossas relações de confiança com todos os stakeholders e contribuindo para o desenvolvimento do setor aéreo e da sociedade”, afirmou Maria Elisa Curcio, Diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da Latam Brasil.
Monitor empresarial de Reputação Corporativa
Desde 2000, o Merco é referência na América Latina na avaliação da reputação das empresas. O Ranking é baseado numa metodologia multistakeholder composta por mais de vinte fontes de informação. Na 12ª edição, foram 17.339 entrevistas realizadas entre maio e dezembro de 2025. É o primeiro monitor auditado no mundo, em que o acompanhamento e a verificação do seu processo de produção e resultados passam por uma revisão independente da KPMG, de acordo com a norma ISAE 3000, que publica um parecer em cada edição. Todos os critérios de ponderação são públicos e, à semelhança dos resultados de cada edição.
CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL
Em 2025, a Latam consolidou a sua estratégia de crescimento no Brasil com avanços relevantes em conectividade, eficiência operacional e experiência do cliente. Ao longo do ano, a companhia aérea lançou 20 novas rotas domésticas, alcançando o maior número de destinos brasileiros de sua história, além de inaugurar seis novas rotas internacionais.
Aproveite e leia também: Latam amplia uso da tecnologia AeroShark e vai equipar toda a frota de Boeing 777-300ER
A expansão da malha aérea foi acompanhada por investimentos estruturais e operacionais que permitiram aumentar a oferta de assentos e sustentar elevados índices de ocupação, ampliando o acesso ao transporte aéreo e contribuindo para a integração econômica e social entre diferentes regiões do país. Os resultados se refletiram também em reconhecimento do mercado e dos clientes, com a Latam alcançando um NPS histórico de 54 pontos, liderando o segmento de viagens corporativas no Brasil e conquistando, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Reclame Aqui, além do reconhecimento como uma das empresas que mais respeitam o consumidor.
Em 2026, a companhia aérea mantém seu ritmo de expansão da conectividade no país, com a apresentação de novas rotas internacionais para Ushuaia e Punta Cana, além da inauguração da operação em Uberaba, o seu 60º destino doméstico no Brasil, outro recorde histórico para a marca.