Categories: Turismo

KC-390 conclui certificação de reabastecimento em voo com o caça Gripen E

Embraer e Saab validaram a capacidade de reabastecer o Gripen E com o KC-390 em múltiplos perfis de voo, reforçando a interoperabilidade entre os dois modelos

A Saab e a Embraer concluíram, em parceria com a Força Aérea Brasileira, a campanha de certificação do reabastecimento em voo entre o caça Gripen E e o KC-390 Millennium. Realizada em Gavião Peixoto (SP), a Operação Samaúma validou a interoperabilidade das duas aeronaves e ampliou o envelope de emprego do programa Gripen no Brasil e na Suécia.

A campanha de ensaios envolveu cerca de quarenta profissionais e ampliou a capacidade operacional das duas aeronaves, além de fortalecer a interoperabilidade militar e industrial entre Brasil e Suécia.

A campanha ocorreu no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto/SP, sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). As equipes técnicas avaliaram múltiplas configurações de voo, velocidades e altitudes, com foco na precisão do procedimento de reabastecimento.

O KC-390 foi desenvolvido para permitir o reabastecimento em voo de toda a frota de caças da FAB, especialmente do Gripen, que deverá ser o principal vetor de combate do país pelas próximas décadas.

https://twitter.com/embraer/status/1989307398196969665?ref_src=twsrc%5Etfw

Os sistemas digitais fly-by-wire do KC-390 e do Gripen contribuíram para uma maior estabilidade durante os procedimentos de reabastecimento. Durante os testes, o KC-390 forneceu uma esteira aerodinâmica compatível com a manobrabilidade do caça, permitindo avaliar a resposta do Gripen E em diferentes regimes de voo.

A etapa de validação operacional teve dois focos centrais. O primeiro foi qualificar o Gripen E como aeronave receptora de combustível em voo, comprovando seu desempenho, estabilidade e integridade estrutural durante todo o procedimento. O segundo consistiu em verificar a compatibilidade entre o Gripen E e o KC-390 em todo o envelope de voo do Millennium, incluindo operações em alta velocidade e em condições diurnas e noturnas.

Com a conclusão da campanha, a Autoridade de Aviação Militar da Suécia poderá analisar as evidências técnicas referentes à capacidade de reabastecimento aéreo do Gripen E. Na sequência, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), da FAB, dará continuidade ao processo de certificação.





Fonte

Redação

Recent Posts

Brasil e Índia assinam acordo sobre minerais críticos e terras raras

O Brasil e a Índia assinaram um acordo de entendimento sobre terras raras e minerais…

10 minutos ago

Patrick Dempsey sobre os últimos dias de Eric Dane: ‘Estava começando a perder a fala”

Eric Dane morreu na quinta-feira (19), menos de um ano após ser diagnosticado com esclerose…

44 minutos ago

Setor aéreo pede revisão do Sistema de Entrada e Saída de Schengen (EES)

Associações que representam aeroportos e companhias aéreas pediram à Comissão Europeia a revisão do modelo…

54 minutos ago

Brasileiro tem orgulho do povo e belezas naturais, mas reclama da política e economia

O que faz você se orgulhar de seu país? Essa pergunta foi feita para mais…

1 hora ago

verdade que as lontras marinhas dormem de mos dadas e at se aconchegam?

Voc pode ter visto isso nas redes sociais, em um post do MDig ou at…

2 horas ago

Prado une tradição baiana, natureza e novidades à beira-mar

Localizado no extremo sul da Bahia, Prado desponta como um dos destinos mais encantadores do…

2 horas ago