Embraer e Saab validaram a capacidade de reabastecer o Gripen E com o KC-390 em múltiplos perfis de voo, reforçando a interoperabilidade entre os dois modelos
A Saab e a Embraer concluíram, em parceria com a Força Aérea Brasileira, a campanha de certificação do reabastecimento em voo entre o caça Gripen E e o KC-390 Millennium. Realizada em Gavião Peixoto (SP), a Operação Samaúma validou a interoperabilidade das duas aeronaves e ampliou o envelope de emprego do programa Gripen no Brasil e na Suécia.
A campanha de ensaios envolveu cerca de quarenta profissionais e ampliou a capacidade operacional das duas aeronaves, além de fortalecer a interoperabilidade militar e industrial entre Brasil e Suécia.
A campanha ocorreu no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto/SP, sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). As equipes técnicas avaliaram múltiplas configurações de voo, velocidades e altitudes, com foco na precisão do procedimento de reabastecimento.
O KC-390 foi desenvolvido para permitir o reabastecimento em voo de toda a frota de caças da FAB, especialmente do Gripen, que deverá ser o principal vetor de combate do país pelas próximas décadas.
https://twitter.com/embraer/status/1989307398196969665?ref_src=twsrc%5Etfw
Os sistemas digitais fly-by-wire do KC-390 e do Gripen contribuíram para uma maior estabilidade durante os procedimentos de reabastecimento. Durante os testes, o KC-390 forneceu uma esteira aerodinâmica compatível com a manobrabilidade do caça, permitindo avaliar a resposta do Gripen E em diferentes regimes de voo.
A etapa de validação operacional teve dois focos centrais. O primeiro foi qualificar o Gripen E como aeronave receptora de combustível em voo, comprovando seu desempenho, estabilidade e integridade estrutural durante todo o procedimento. O segundo consistiu em verificar a compatibilidade entre o Gripen E e o KC-390 em todo o envelope de voo do Millennium, incluindo operações em alta velocidade e em condições diurnas e noturnas.
Com a conclusão da campanha, a Autoridade de Aviação Militar da Suécia poderá analisar as evidências técnicas referentes à capacidade de reabastecimento aéreo do Gripen E. Na sequência, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), da FAB, dará continuidade ao processo de certificação.
O Brasil e a Índia assinaram um acordo de entendimento sobre terras raras e minerais…
Eric Dane morreu na quinta-feira (19), menos de um ano após ser diagnosticado com esclerose…
Associações que representam aeroportos e companhias aéreas pediram à Comissão Europeia a revisão do modelo…
O que faz você se orgulhar de seu país? Essa pergunta foi feita para mais…
Voc pode ter visto isso nas redes sociais, em um post do MDig ou at…
Localizado no extremo sul da Bahia, Prado desponta como um dos destinos mais encantadores do…