FAB realiza voo mais longo de sua história com o KC-30 em trajeto direto de 18h45 entre Nova Delhi e Brasília
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no último domingo (15), o voo mais longo de sua história. O KC-30 (Airbus A330) decolou de Nova Deli às 11h10 (horário local) com destino a Brasília, em trajeto direto de dezoito horas e 45 minutos.
A missão marcou o retorno ao Brasil após operação de apoio ao Escalão Avançado (Escav) da Presidência da República na Tunísia e na Índia.
Missão intercontinental e perfil da rota
O voo intercontinental incluiu a travessia do Mar Arábico, ingresso no continente africano pela região do Chifre da África e posterior cruzamento do Oceano Atlântico até o território brasileiro. A aeronave ingressou no espaço aéreo nacional pela região Sudeste, seguindo até a capital federal.
A operação foi caracterizada por elevada complexidade logística e operacional, inerente a missões de grande alcance. O planejamento envolveu monitoramento contínuo dos parâmetros de desempenho da aeronave, análise de cenários meteorológicos e gestão criteriosa de combustível ao longo de toda a rota.
Novo recorde na Aviação de Transporte da FAB
Com 18h45 de duração, o voo superou a marca anterior registrada em outubro de 2025, quando o Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário realizou deslocamento intercontinental sem escalas de dezoito horas e meia. À época, o tempo estabeleceu o recorde de voo mais longo já realizado pela FAB.
O novo marco consolida um patamar operacional ampliado para a Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira, especialmente no emprego do KC-30 em missões estratégicas de longo curso.
A versão militar do Airbus A330, integra a frota de transporte estratégico da FAB e é empregado em missões de longo alcance, transporte de autoridades, reabastecimento em voo e apoio logístico internacional.

