SÃO PAULO – Na noite desta terça-feira (21), a ITA Airways reuniu seus principais parceiros para destacar seu crescimento em quase cinco anos de operação, assim como as estratégias com sua integração à Star Alliance em 2026.
Veja imagens mais abaixo
Lufthansa Group e ITA Airways
Em janeiro de 2025, o Lufthansa Group adquiriu 41% da ITA Airways por €325 milhões com objetivo estratégico de transformá-la em companhia de rede global, integrando-a aos sistemas e à experiência de passageiros do Grupo, além de alavancar a conectividade internacional, especialmente via Roma-Fiumicino, com voos que se conectam à Europa, América e Ásia. Desde julho de 2025 opera com codeshare com as companhias do Lufthansa Group, incluindo: Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines e Brussels Airlines.
Novas alianças
Já alinhada ao Lufthansa Group, a ITA passa a integrar a Star Alliance ampliando ainda mais conexões e benefícios, e fortalecendo a companhia como hub europeu estratégico, com Roma-Fiumicino servindo como ponto central para rotas intercontinentais. Com a integração, as rotas intercontinentais para Brasil, EUA, Ásia e Oriente Médio se beneficiam, pois permite maior fluxo de passageiros e opções de conexão.
Operações além da Itália
A ITA vem se posicionando como uma companhia europeia com alcance intercontinental, ganhando força em mercados estratégicos fora da Itália.
“Nós temos voos para grandes partes da Itália. São 17 voos saindo de Roma e 12 saindo de Milão. O nosso hub é Fiumicino, mas muitas pessoas confundem com Milão. Também para as principais capitais na Europa, Oriente Médio, além de voos intercontinentais, como Roma-Dubai, Toronto, Malé e Bangkok, que é a nossa última rota e a segunda maior rota da ITA, ultrapassando Tel Aviv”, destacou Sheila Fontana, executiva de vendas da ITA Airways.
A executiva ainda fez uma apresentação com todas as informações sobre as aeronaves que operam por 59 destinos. O Brasil, no caso, é seu segundo maior mercado, atrás apenas do país italiano, com ocupação acima de 90% segundo balanço mais recente.
Operações da ITA Airways no Brasil
Todas as rotas são diretas, sem escalas, com possibilidade de conexão via Roma para outros destinos na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Norte.
- São Paulo (GRU) – Roma (FCO): até 5 voos semanais, usando aeronaves Airbus de longo curso (A330-900neo ou A350-900).
- Rio de Janeiro (GIG) – Roma (FCO): voos semanais, também com A330neo ou A350.
Planos até 2026
Além da integração total com o Lufthansa Group e na Star Alliance, e expansão estratégica da malha área, a ITA Airways fará a substituição gradual por aeronaves de nova geração (Airbus A350, A321LR e A220) para reduzir emissões e custos.

