FORTALEZA — Israel retomou neste segundo semestre as ações de promoção turística no Brasil com participação na BTM, nos dias 23 e 24 de outubro, em Fortaleza, após um hiato de dois anos. A presença no evento, que é o principal do setor no Norte e Nordeste, marcou a única iniciativa do país em feiras brasileiras no semestre e reforçou a mensagem de que o destino está aberto, seguro e pronto para receber novamente os turistas brasileiros.
O estande foi organizado pelo Ministério do Turismo de Israel, em parceria com operadores e representantes locais, com o objetivo de reposicionar o país no mercado.
“Essa é realmente uma retomada. Precisamos reposicionar o nome de Israel no lugar que ele merece estar. O que queremos é mostrar que Israel está pronto para receber, aberto a todos e que os brasileiros são muito bem-vindos. É um destino seguro, diverso e com experiências únicas”, disse Paulo Barbosa, diretor do Ministério do Turismo de Israel.
Barbosa explicou que a participação na BTM consolida o esforço de reaproximação com o trade brasileiro. “Existe uma demanda reprimida. As pessoas ainda têm um certo receio, mas Israel está aberta. Nunca chegou a fechar totalmente — apenas por um curto período. Hoje, as companhias aéreas já retomaram os voos, e o brasileiro precisa perder esse medo.”
No primeiro semestre deste ano, Israel já havia participado da WTM Latin America, em São Paulo, uma das principais feiras de turismo da América Latina. A presença na BTM reforça a continuidade da estratégia de manter contato direto com o mercado brasileiro, especialmente com agentes e operadores do Nordeste.
“O brasileiro tem uma ligação muito forte com Israel, especialmente pelos roteiros da Terra Santa, que são o carro-chefe. É algo profundamente familiar para o nosso público. Então, é só uma questão de aguardar o momento certo — o desejo de conhecer está ali”, disse a gestora de Relações Públicas do Ministério do Turismo de Israel, Carolina Dias.
Ela prevê um retorno gradual da procura, com crescimento a partir de 2026. “O brasileiro costuma se programar com antecedência, especialmente em grupos. Quem visita Israel normalmente acaba repetindo a viagem, porque sempre há algo novo para descobrir.”
Já o diretor de Vendas da Vered Hasharon Travel Group, Ênio Stelmach, relatou a recepção positiva durante o evento. “As pessoas passam pelo estande e dizem ‘viva Israel’, ‘que bom que vocês estão aqui’. Existe um carinho genuíno, uma conexão afetiva muito forte”, afirmou.
Segundo ele, a estratégia atual é reforçar o relacionamento com o trade e incentivar as vendas. “Temos visitado clientes, promovido capacitações e convidado agentes a voltar a oferecer Israel. O país está aberto, seguro e com novas experiências para todos os perfis de viajantes.”
Stelmach destacou ainda as principais recomendações de visita. “Para quem vai pela primeira vez, não pode deixar de conhecer Jerusalém, o Mar Morto e Tel Aviv. Já quem já fez o roteiro básico pode se aprofundar em Tel Aviv, com roteiros mais dinâmicos de quatro noites, trilhas, mergulhos em Eilat e experiências com golfinhos.”
A cidade também é apontada como um polo de gastronomia e vida noturna. “A gastronomia de Tel Aviv é espetacular — você come com os olhos antes de comer com o paladar. A vida noturna é vibrante, com boates, bandas ao vivo e música eletrônica”, disse.
Além do turismo religioso e cultural, Israel aposta no segmento de luxo e nas tendências de viagens mais lentas. “Há hotéis boutique como o Six Senses, The Jaffa e o Beresheet, que oferecem experiências únicas. Israel acompanha o slow tourism e permite combinar natureza, cultura, gastronomia, espiritualidade e inovação em uma única viagem”, completou Stelmach.
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

