Categories: Economia

IGP-M fecha 2025 com queda acumulada de 1,05%, puxada por preços ao produtor

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) mostrou queda de 0,01% em dezembro, após ter registrado alta de 0,27% em novembro, informou o FGV/Ibre. Com esse resultado, o índice encerra o ano de 2025 com deflação de -1,05%.

Em dezembro de 2024, o índice que é conhecido como “inflação do aluguel” havia subido 0,94% no último mês do ano, acumulando uma alta de 6,54% em 12 meses.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a inflação de preços no atacado, caiu 0,12% em dezembro, ante uma alta de 0,27% em novembro. No ano, os preços ao produtor caíram 3,35%.

Continua depois da publicidade

Entre os diferentes estágios de processamento, o grupo de Bens Finais subiu 0,07% em dezembro – menos que os 0,12% verificados em novembro.

A taxa do grupo Bens Intermediários caiu 0,04% em dezembro, após registrar alta de 0,46% no mês anterior. Já o estágio das Matérias-Primas Brutas caiu 0,30% em dezembro, ante uma alta de 0,25% em novembro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,24% em novembro, ligeiramente inferior aos 0,25% de novembro. A variação do IPC no ano foi de 4,08%,

Entre as oito classes de despesa que compõem o índice, cinco apresentaram recuos em suas taxas de variação: Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,67% para -0,09%), Despesas Diversas (de 0,46% para 0,06%), Vestuário (de -0,23% para -0,60%), Alimentação (de 0,00% para -0,07%) e Comunicação (de 0,11% para 0,05%).

Por outro lado, tiveram inflação mais alta os grupos Habitação (de -0,07% em novembro para 0,42% em dezembro), Educação, Leitura e Recreação (de 1,17% para 1,53%) e Transportes (de 0,16% para 0,28%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), outro componente do IGP-M, subiu 0,21% em dezembro, desacelerando em relação ao mês anterior, quando registrou alta de 0,28%. Em 12 meses, essa inflação foi salgada: 6,01%.

Continua depois da publicidade

Analisando os três grupos constituintes do INCC, observaram-se movimentos distintos em suas respectivas taxas de variação na transição de novembro para dezembro: o grupo Materiais e Equipamentos desacelerou a taxa de 0,36% para 0,11%; a variação do grupo Serviços inverteu a taxa de -0,01% para 0,27%; e o grupo Mão de Obra avançou de 0,22% para 0,32%.

Alívio em matérias-primas

Matheus Dias, economista do FGV/Ibre, comentou em nota que a queda acumulada de 1,05% do IGP-M em 2025 é  resultado de um ano marcado pela desaceleração da atividade global e elevada incerteza, fatores que limitaram repasses de custos, impactando, principalmente, os preços ao produtor.

“Além disso, a melhora das safras agrícolas contribuiu para aliviar preços de matérias-primas, reforçando o movimento de deflação no índice. Apesar disso, os preços ao consumidor seguiram em alta moderada, com pressões concentradas em serviços e habitação – mas que ao longo do ano convergiram para o intervalo de tolerância da meta”, disse.

Continua depois da publicidade

Esse contraste, segundo Dias, evidencia a heterogeneidade da inflação e sugere um ambiente de menor pressão de custos para 2026. “Mas com riscos importantes em itens sensíveis à atividade econômica, em caso de maior resiliência na transmissão dos efeitos da política monetária”, afirmou.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Confira o resultado sorteado nesta sexta-feira (20)

As 15 dezenas do concurso número 3617 da Lotofácil foram sorteadas na noite nesta sexta-feira…

7 minutos ago

Para que serve o pequeno furo na tampa das canetas esferográficas?

O pequeno furo na tampa das canetas esferográficas parece um detalhe irrelevante, mas carrega um…

41 minutos ago

Azul encerra recuperação judicial nos EUA

Azul Linhas Aéreas conclui processo de recuperação judicial nos EUA com redução de dívidas, novos…

49 minutos ago

Governo do DF propõe dar imóveis como garantia para capitalizar o BRB

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou à Câmara Legislativa, na noite desta sexta-feira (20),…

1 hora ago

Azul deixa Chapter 11 após um ano e meio; relembre como foi a recuperação judicial nos EUA

Companhia conclui processo de reestruturação financeira nos EUA (Divulgação/Azul)Após cerca de um ano e meio…

2 horas ago

Irã prepara contraproposta nuclear enquanto Trump admite ataque limitado

O ministro das Relações Exteriores do ⁠Irã disse nesta sexta-feira (20) que esperava ter uma…

2 horas ago