O Ibovespa Futuro opera em ligeira queda nas primeiras negociações desta quarta-feira (24), apagando parte dos fortes ganhos que levaram o índice a bater recorde na véspera, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez elogios ao presidente Lula e sinalizou uma possível reunião na próxima semana, após sinais de distensão nas relações bilaterais. Às 9h10 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro caía 0,06%, aos 147.465 pontos.
Oportunidade na renda fixa internacional:acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
Além disso, investidores também monitoram falas do ministro da Fazenda epossíveis avanços em pautas econômicas no Congresso. Haddad participa, a partir das 10h, de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
Enquanto isso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue em Nova York, com coletiva de imprensa programada antes de retornar a Brasília.
O chair do Fed, Jerome Powell, em declarações na véspera, manteve a linguagem usada na semana passada, quando o banco central dos EUA cortou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, destacando a necessidade de as autoridades equilibrarem os riscos de inflação elevada e mercado de trabalho mais fraco em suas decisões.
Como os operadores estão precificando quase que totalmente um corte em outubro, Powell deu poucas indicações no sentido de uma nova direção para os mercados.
Continua depois da publicidade
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,08%, o S&P Futuro avançava 0,16% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,25%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,36%, aos 5.305 pontos.
Quer ficar bem informado?Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos nesta quarta-feira, acompanhando as quedas de Wall Street, após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmar que as ações estão “bastante valorizadas”. Ele também destacou que o caminho para cortes de juros segue incerto e que o banco central enfrenta uma “situação desafiadora”.
Os mercados europeus operam no vermelho, mesmo com as ações de defesa ganhando impulso com os últimos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o conflito na Ucrânia. Ele disse que Ucrânia está em condições de recuperar todo o território perdido para a Rússia desde o início da invasão de Vladimir Putin. “Putin e a Rússia estão em graves problemas econômicos, e este é o momento de a Ucrânia agir”, escreveu o americano em sua rede social.
A sueca Saab subiu 5%, a fabricante alemã de peças para tanques Hensoldt avançou 4,5%, e a empresa sueca de tecnologia de defesa MilDef Group avançou 3,4%.
Continua depois da publicidade
Os preços do petróleo avançam nesta quarta, estendendo os ganhos da véspera, devido aos crescentes riscos ao fornecimento russo, incluindo ataques da Ucrânia à infraestrutura energética e tensões crescentes com a OTAN. A Rússia também cogitou restrições à exportação de diesel para algumas empresas.
As cotações do minério de ferro na China fecharam estáveis, com analistas alertando que a recente alta pode ter ocorrido antes dos fundamentos do mercado.
(Com Reuters e Bloomberg)