Categories: Entretenimento

Haroldo Costa é enterrado no cemitério São Francisco Xavier e recebe homenagens de despedida

O corpo do ator, diretor e autor Haroldo Costa foi sepultado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, nesta segunda-feira. Aberto ao público, o velório ocorreu das 10h às 14h. Haroldo morreu no sábado, aos 95 anos, por complicações de uma pneumonia. Além de contar com a presença de familiares e amigos, o velório também recebeu autoridades e representantes de escolas de samba.


Comentarista de carnaval, Haroldo era reconhecido pelo seu envolvimento com a festa. O Salgueiro, escola de coração do ator, ofereceu sua quadra para a cerimônia de despedida. Mary Marinho, viúva de Costa, optou por velar o marido no cemitério.


— O Salgueiro se colocou, com todo carinho, à disposição para que esse momento pudesse acontecer em nossa quadra. No entanto, por opção da família e em respeito a um pedido da viúva, que vive um momento de profunda dor, a despedida acontecerá no Caju. Seguimos próximos, solidários e unidos em vibrações positivas, gratidão e reverência por tudo o que Haroldo representou para o samba. Seu legado permanece vivo na memória, na palavra e no canto que nunca se apagam — declarou a escola de samba em seu perfil no Instagram.




O prefeito Eduardo Paes esteve no Caju para a se despedir do diretor.


— Estamos falando de uma pessoa que marcou a história da cultura brasileira e a história da cultura negra. Além disso, tinha uma relação incomparável com o carnaval, com o samba e essa manifestação cultural com tanta identidade com o Rio de Janeiro — disse ele ao RJ1, da TV Globo.


Durante o cortejo, Elmo José dos Santos, diretor de carnaval da Liesa, em entrevista ao RJ1, reconheceu a importância de Haroldo Costa para a manifestação cultural:


— O Haroldo chega à categoria de mestre. Sempre defendeu o quilombo do samba e a nossa cultura popular.


Já o jornalista e escritor Ricardo Cravo Alvim, ainda em entrevista à Globo, lamentou profundamente a partida do autor:


— Deixa uma lacuna imprescindível. Não tem como imaginar uma substituição de Haroldo Costa.


Haroldo começou a carreira de ator no Teatro Experimental do Negro, fundado por Abdias do Nascimento, e foi o primeiro ator negro a apresentar-se no Theatro Municipal, em 1956. Ele foi o protagonista da montagem de Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes. Seguindo carreira nas artes, Costa compôs a equipe fundadora da TV Globo, em 1965, e dirigiu alguns programas da emissora, como o de Dercy Gonçalves.


Seu outro palco era a Avenida. Tendo os seus pais envolvidos com a festa, Haroldo cresceu nutrindo um amor pelo carnaval, o que o levou a integrar o júri da Liesa até 1963, quando escolheu assumir a sua torcida pelo Salgueiro. Anos mais tarde, o diretor voltou a uma cadeira avaliadora das agremiações, tornando-se jurado do prêmio Estandarte de Ouro, promovido desde 1972 pelo GLOBO.


Na literatura, foi autor de obras que versam sobre cultura negra e o universo carnavalesco, como “Salgueiro: Academia de Samba”, de (1984), ‘Ernesto Nazareth – Pianeiro do Brasil’ (2005) e ‘Histórias do Brasil na boca do povo’ (2024).

Veja também



Fonte

Redação

Recent Posts

Drama norueguês que está entre os favoritos ao Oscar 2026

Em “Valor Sentimental”, Renate Reinsve, Stellan Skarsgård e Inga Ibsdotter Lilleaas, sob direção de Joachim…

12 minutos ago

FAB abre vagas para engenheiros, capelães e oficiais de apoio

A Força Aérea Brasileira publicou edital para Exames de Admissão 2026 nas áreas de Engenharia,…

13 minutos ago

FII BBIG11 faz acordo para venda de 9% do Pátio Paulista por R$ 226,9 milhões

O fundo imobiliário BBIG11 (BB Premium Malls) comunicou ao mercado a assinatura de um memorando…

31 minutos ago

Confira o funcionamento dos shoppings Jardins e RioMar no Carnaval 2026 em Aracaju

Os shoppings Shopping Jardins e RioMar Aracaju funcionarão em horário especial durante o Carnaval 2026.…

1 hora ago

Netflix tem um filme que te deixa com saudade de uma vida que você nunca viveu

A depender de onde se queira chegar — e de que jeito —, uma origem…

1 hora ago

Diaspora.Black lança plataforma de IA 3.0 com foco em tecnologia, dados e expansão internacional

nova fase aposta em inteligência artificial, usabilidade e segurança para ampliar o afroturismo (Divulgação)A Diaspora.Black…

1 hora ago