Nordeste Magazine
Turismo

Halloween cresce no Brasil e se firma como uma das datas mais lucrativas do varejo – M&E

Halloween cresce no Brasil e se firma como uma das datas mais lucrativas do varejo - M&E

Cultura pop acelera a expansão da data em todas as regiões do país (Freepik)

O Halloween deixou de ser apenas uma referência da cultura pop norte-americana para se transformar em um fenômeno do varejo brasileiro. O comércio projeta crescimento de dois dígitos em 2025, apoiado na expansão da festa para diferentes regiões do país e no fortalecimento do consumo de artigos temáticos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a data movimentou R$ 3,7 bilhões em 2024, com alta de até 20% em relação ao ano anterior, e deve manter o ritmo de avanço neste ano.

“É impressionante como a festa se firmou no calendário brasileiro. Observamos um crescimento médio próximo de 30% ao ano, impulsionado por consumidores cada vez mais engajados”, afirma Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.

A busca por experiências personalizadas tem impulsionado vendas de fantasias, itens de decoração e ambientações completas para festas. “O público quer surpreender. As pessoas investem em quintais, fachadas e salões, transformando a celebração em um momento autoral e coletivo. O Halloween se espalhou por todos os estados e já chega a municípios menores”, explica Joel Konig, diretor da Brinquedos Pica-Pau.

Entre os produtos mais procurados estão bonecos de até dois metros com som e movimento e kits de trick or treat. Para Larissa Molina, supervisora de comunicação do Grupo Cromus, o Halloween extrapolou o universo escolar. “Hoje está presente em shoppings, parques, condomínios e festas privadas. A data se tornou uma oportunidade de convivência entre crianças, jovens e adultos.”

O impulso vem também da cultura pop. Séries, filmes e influenciadores digitais ajudam a popularizar a estética da festa, que mantém o trio laranja, preto e roxo como cores dominantes, mas também abre espaço para versões criativas, como coleções temáticas da Disney.

Apesar da concorrência acirrada e da necessidade de adaptação em algumas regiões, o setor aposta em crescimento contínuo. “Os grandes polos já aderiram, e as regiões emergentes devem impulsionar ainda mais o mercado nos próximos anos”, projeta Larissa. Para Cincinato, não há mais dúvida: “O Halloween se consolidou no Brasil e hoje compete em relevância com as maiores datas do calendário do varejo.”



Fonte

Veja também

Companhia aérea irá demitir 1.800 comissários de bordo nos EUA

Redação

Braztoa abre Convenção Anual 2025 em Córdoba com recepção oficial

Redação

Setor de turismo registra alta e chega a R$ 127,7 bilhões em 2025

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.