Nordeste Magazine
Agenda

Grupo Magiluth, de Pernambuco, se apresenta no Theatro Homerinho com ingressos a preços populares

Grupo Magiluth, de Pernambuco, se apresenta no Theatro Homerinho com ingressos a preços populares

O público alagoano terá um fim de semana inteiro dedicado à experimentação teatral com o Grupo Magiluth, referência na cena contemporânea brasileira. Entre os dias 17 e 19 de outubro, o coletivo pernambucano apresenta três espetáculos em Maceió, convidando o público a refletir sobre vida, deslocamento, identidade e pertencimento, com ingressos a preços populares por…

O público alagoano terá um fim de semana inteiro dedicado à experimentação teatral com o Grupo Magiluth, referência na cena contemporânea brasileira. Entre os dias 17 e 19 de outubro, o coletivo pernambucano apresenta três espetáculos em Maceió, convidando o público a refletir sobre vida, deslocamento, identidade e pertencimento, com ingressos a preços populares por R$20 e R$10, no Sympla.

A programação começa na sexta-feira (17/10, às 20h), no Theatro Homerinho, no Jaraguá, com “Estudo N1: Morte e Vida”, inspirado no poema dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. A montagem propõe um olhar sensível sobre os movimentos migratórios e os motivos que levam pessoas a deixarem seus lugares de origem em busca de novas possibilidades. Com sua linguagem híbrida e inquieta, o grupo amplia a metáfora do retirante cabralino para o ser humano contemporâneo, em constante travessia.

Com direção de Luiz Fernando Marques e direção musical de Rodrigo Mercadante, o espetáculo reúne em cena Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres e Mário Sergio Cabral. A duração é de 100 minutos e a classificação etária é de 16 anos.

No sábado (18/10, às 20h), o grupo retorna ao palco do Homerinho com “Miró: Estudo N2”, uma provocação sobre o conceito de personagem. A partir de um jogo cênico que mistura real e ficção, o Magiluth convida o público a pensar: afinal, o que define um personagem e onde termina a atuação?

Miró Estudo N2

A montagem traz Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira e Giordano Castro no elenco, com Mário Sergio Cabral e Lucas Torres como stand-ins. A fotografia é de Ashlley Melo, o design de luz de Wagner Antônio e a criação é assinada coletivamente pelo grupo. Com 75 minutos de duração, o espetáculo tem classificação de 16 anos.

Encerrando a programação, no domingo (19/10, às 16h), o grupo faz uma apresentação gratuita do espetáculo Luiz Lua Gonzaga, na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá. A atividade ao ar livre convida o público a celebrar a força da cultura popular nordestina e o diálogo entre o teatro e a rua.

Luiz Lua Gonzaga

As apresentações são uma realização do Grupo Magiluth, em parceria com Bobox Produções e Thaysa Zooby, reafirmando o compromisso do coletivo com a criação autoral e o diálogo com o público de diferentes espaços.

Projeto fomentado pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023.

Sobre o grupo Magiluth

Fundado em 2004 na UFPE, o Grupo Magiluth desenvolve um trabalho contínuo de pesquisa e experimentação teatral, sendo reconhecido pela crítica e imprensa como um dos mais relevantes grupos do país. Com sede no centro do Recife, atua de forma colaborativa em ações de pesquisa, criação e formação artística, em diálogo constante com o território onde está inserido.

O grupo possui onze espetáculos baseados na criação teatral independente e na busca pela qualidade estética: “Corra”(2007), “Ato” (2009), “1 Torto” (2010), “O Canto de Gregório” (2011), “Aquilo que o meu olhar guardou para você”(2012), “Viúva, porém Honesta” (2012), “Luiz Lua Gonzaga” (2012), “O ano em que sonhamos perigosamente” (2015), “Dinamarca” (2017), “Apenas o Fim do Mundo” (2019), “Estudo N°1 Morte e Vida” (2022), “MIRÓ: Estudo N°2”(2023) e “ÉDIPO REC” (2024). Durante o isolamento social (2020–2021), criou três experimentos sensoriais on-line: “Tudo que coube numa VHS” (Prêmio APTR 2021 – Melhor Espetáculo Inédito ao Vivo), “Todas as histórias possíveis”e “Virá”.
Em 2012, a Folha de São Paulo o elegeu como segunda melhor estreia nacional, e em 2019 recebeu indicações ao Prêmio Shell (Melhor Cenário) e ao Prêmio APCA (Melhor Ator – Mário Sérgio Cabral). O Magiluth já se apresentou em 24 capitais brasileiras, realizou intercâmbios em Lisboa e Londres, e participou de diversos festivais nacionais e internacionais, como o FILTE, Cena Contemporânea, Porto Alegre em Cena, Festival de Curitiba, FIAC, Festival Recife do Teatro Nacional, MITsp, SESC Mirada, Palco Giratório, entre muitos outros.

Serviços:

Espetáculo: Estudo N1: Morte e Vida
Data: Sexta – 17/10/2025
Hora: 20h
Duração: 100 min
Classificação: 16 anos
Local: Theatro Homerinho – Jaraguá
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-grupo-magiluth-estudo-n-1-morte-e-vida/3143228

Espetáculo: Miró: Estudo N2
Data: Sábado – 18/10/2025
Hora: 20h
Duração: 75 min
Classificação: 16 anos
Local: Theatro Homerinho – Jaraguá
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-grupo-magiluth-miro-estudo-n-2/3143248?referrer=www.theatrohomerinho.com

Espetáculo: Luiz Lua Gonzaga
Data: Domingo – 19/10/2025
Hora: 16h
Local: Praça Dois Leões – Jaraguá
Acesso gratuito

Fonte

Veja também

Curso de Introdução em Core Energetics abre inscrições para turma 2026 em Aracaju

Redação

Prefeitura de Aracaju abre inscrições para Camarote da Acessibilidade no Réveillon

Redação

Feira Expo Arte Sergipe reúne arte, moda com diversos fornecedores na Orla da Atalaia

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.