Categories: Turismo

Grupo Abra e Sumitomo firmam parceria para desenvolver SAF no Brasil

Memorando entre as empresas abre caminho para cooperação Brasil–Japão no JCM e para futuros acordos de fornecimento de combustível sustentável de aviação

O Grupo Abra — controlador da Gol, Avianca e Wamos Air — e a japonesa Sumitomo Corporation firmaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) para avançar no desenvolvimento de soluções voltadas à descarbonização da aviação.

O acordo estabelece a base para viabilizar um fornecimento de SAF em longo prazo e inclui cooperação entre os governos de Brasil e Japão por meio do Joint Crediting Mechanism (JCM), programa climático japonês voltado à redução conjunta de emissões.

Pelo MoU, as empresas atuarão conjuntamente na implementação do JCM, instrumento criado pelo governo japonês para financiar projetos de redução de emissões em países parceiros, dentro do escopo do Artigo 6.2 do Acordo de Paris. O modelo permite que o Japão aporte recursos em iniciativas de descarbonização e receba parte dos créditos de carbono gerados para cumprir suas metas climáticas.

Por meio de acordos bilaterais, o Japão coopera com nações parceiras na implementação de tecnologias e soluções de baixo carbono. O Brasil aderiu recentemente ao programa, integrando um grupo de países que inclui Vietnã, Indonésia, Tailândia, México e Mongólia, entre outros.

A demanda global por SAF pode chegar a 400 milhões de toneladas até 2050, impulsionada sobretudo por regiões com oferta restrita de matérias-primas, como Japão, Singapura e União Europeia. O Brasil, por outro lado, possui capacidade competitiva para se tornar um dos maiores produtores devido à disponibilidade de insumos, à experiência consolidada nas indústrias de etanol e biodiesel e à matriz energética renovável.

Ainda assim, o financiamento de novos projetos e a necessidade de manter o transporte aéreo acessível seguem como desafios centrais — lacunas que o JCM promete ajudar a suprir.

Segundo Maria Del Mar Whittaker, diretora-executiva de Responsabilidade Corporativa do Grupo Abra, a cooperação internacional é essencial diante das incertezas do mercado de SAF. Ela destaca que a iniciativa conecta o compromisso climático japonês à capacidade produtiva brasileira, ao mesmo tempo em que contribui para preservar a conectividade aérea do país.

“Em um momento em que o financiamento para projetos de SAF é desafiador devido às incertezas do mercado, a evolução das relações entre países e soluções criativas que aproveitam os pontos fortes de diferentes regiões do mundo representam o melhor caminho a seguir”, explica Whittaker.

Para a Sumitomo, o avanço do SAF depende de soluções que superem barreiras econômicas e operacionais. Takamasa Ueda, diretor sênior da empresa no Brasil, afirma que o país tem potencial para se tornar um polo relevante no fornecimento global de SAF, e que o acordo fortalece a cooperação tecnológica e climática entre Brasil e Japão.

Em nota o Grupo Abra afirmou que a parceria reforça compromisso de apoiar políticas de mobilidade aérea econômica, operacionalmente viável e ambientalmente responsável na América Latina. 

“Esta iniciativa conjunta é um passo importante rumo ao alinhamento climático global, conectando o compromisso do Japão com a descarbonização à capacidade única do Brasil para a produção de SAF e à sua necessidade de manter uma conectividade aérea acessível”, disse Whittaker.





Fonte

Redação

Recent Posts

Nova Copa do Brasil tenta reforçar espírito democrático e mira recorde de premiações

A Copa do Brasil de 2026 começou nesta semana com status reforçado de competição mais…

11 segundos ago

Rio Open neutraliza mais de 1.800 toneladas de CO₂ e reforça impacto no turismo do Rio

Felipe Meligeni e Marcelo Zormann, Time Brasil – Com recorde de marcas, o evento amplia…

44 minutos ago

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Em quase três meses de funcionamento, o BC Protege+ bloqueou 255,7 mil tentativas de abertura…

1 hora ago

Liza Minelli diz que foi forçada a usar cadeira de rodas no Oscar 2022

Liza Minnelli afirmou que a Academia do Oscar forçou que ela fosse colocada em uma…

2 horas ago

Governo avalia flexibilizar empréstimos do FNAC a aéreas

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, solicitou a Fernando Haddad, ministro da Fazenda,…

2 horas ago

Ibaneis propõe aporte no BRB com uso de 12 imóveis após rombo do Banco Master

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou um projeto de lei para a…

2 horas ago