WASHINGTON – O governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, disse em uma entrevista veiculada neste domingo que está considerando concorrer à Presidência dos Estados Unidos em 2028 e que tomará uma decisão após as eleições legislativas de meio de mandato de 2026.
Newsom fez alguns movimentos este ano para testar as águas para uma possível candidatura presidencial e ganhou destaque dentro de seu partido ao confrontar o presidente republicano Donald Trump em uma série de questões.
“Estou ansioso para ver quem se apresentará em 2028 e quem vai enfrentar esse momento”, disse Newsom no programa da CBS News “Sunday Morning”.
Continua depois da publicidade
Perguntado se estava pensando em concorrer, Newsom disse: “Sim, eu estaria mentindo (se dissesse) o contrário”.
De acordo com a Constituição dos Estados Unidos, Trump está proibido de concorrer a um terceiro mandato, mas já cogitou a ideia, dizendo no início deste ano que “há métodos pelos quais você poderia fazer isso”.
Newsom colocou a Califórnia na vanguarda dos esforços democratas para redesenhar os mapas dos distritos nas eleições legislativas, a fim de contrabalançar os esforços semelhantes dos Estados liderados pelos republicanos, à medida que os dois partidos lutam pelo controle da Câmara dos Deputados dos EUA, uma Casa na qual os republicanos agora detêm uma estreita maioria, nas eleições de 2026.
O governador também confrontou Trump sobre o envio de tropas federais ordenado pelo presidente a Los Angeles.

