Petrolina (PE) entrou oficialmente no mapa das novas conexões regionais da Gol Linhas Aéreas. A companhia celebrou, nesta quinta-feira (23), com um jantar no restaurante Cave 76 – Vinho e Gastronomia, a inauguração da rota direta que liga a “Pérola do Sertão” à capital baiana, Salvador. O evento reuniu representantes do trade turístico, autoridades estaduais e municipais de Pernambuco e da Bahia, em um encontro que reforçou o potencial econômico e turístico da região.
A nova operação regular, iniciada em 29 de setembro, oferece três voos semanais de ida e volta entre o Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho (PNZ) e o Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães (SSA). Os voos partem de Salvador às segundas e quintas, às 23h55, e aos sábados, às 15h10. No sentido inverso, as decolagens ocorrem de Petrolina às terças e sextas, às 2h, e aos sábados, às 12h50.
Operada com aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros, a rota amplia em 16% a oferta de voos e assentos no interior de Pernambuco, fortalecendo o posicionamento da Gol na região. Além de atender à demanda turística crescente, especialmente durante o verão 2025/2026, o novo trecho também deve beneficiar o fluxo de passageiros corporativos e de quem viaja para visitar familiares e amigos.
Interior em expansão
Com a nova ligação, a Gol reforça sua presença em Petrolina, onde já opera seis voos semanais diretos para São Paulo (GRU), conectando o interior pernambucano a todo o Brasil e a destinos internacionais. A capital Recife, por sua vez, continua sendo outro importante ponto estratégico da companhia, com rotas para Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fernando de Noronha, Buenos Aires e Córdoba.
Para a Gol, a criação da rota PNZ–SSA representa mais do que uma nova operação: é parte de uma estratégia de fortalecimento da aviação regional no Nordeste, conectando dois importantes polos econômicos e turísticos — o Vale do São Francisco e a capital baiana.
Salvador: um hub em ascensão
Em Salvador, a Gol mantém um dos principais centros de distribuição de voos do Nordeste, sendo líder na oferta de assentos e destinos diretos. A nova rota de Petrolina passa a ser o 20º destino atendido diretamente a partir da capital baiana, que conecta também cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, São Luís e Buenos Aires.
Autoridades destacam impacto econômico e turístico
Durante o evento, autoridades e executivos ressaltaram o impacto positivo da nova operação. “O Governo Federal e o Ministério de Portos e Aeroportos estão apostando na aviação regional para ampliar a conectividade e incluir cada vez mais pessoas. Essa nova rota é um exemplo disso, estimulando o turismo e os negócios”, afirmou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, destacou o papel estratégico da parceria com a Gol: “Pernambuco segue celebrando o desenvolvimento a partir do sertão, impulsionando os negócios e o turismo. A expansão da malha aérea é fundamental para o crescimento do estado.”
Na mesma linha, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, reforçou que a interiorização do turismo é uma prioridade: “O voo Salvador–Petrolina representa mais um passo importante no fortalecimento da economia do sertão e na integração do estado como um todo.”
Já o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, lembrou que o novo trecho também reforça a conexão com o enoturismo e o agronegócio do Vale do São Francisco: “A rota liga Salvador à zona turística baiana, uma região que está no radar de investidores e tem um enorme potencial econômico e turístico.”
O diretor executivo de Planejamento da Gol, Rafael Araújo, destacou o papel estratégico da operação: “Essa rota atende a uma demanda de conectar, com comodidade, Petrolina e Juazeiro a Salvador, dois polos de grande relevância econômica no Nordeste.”
A importância da conectividade regional também foi ressaltada por Julia Orrico, diretora comercial da Vinci Airports no Brasil: “Mais do que uma nova rota, é uma oportunidade de fortalecer a identidade nordestina e ampliar as conexões que transformam realidades.”
Já Graziella Delicato, gerente executiva de Negócios Aéreos da Motiva, enfatizou o impacto regional: “O Aeroporto de Petrolina tem papel fundamental na integração do sertão pernambucano, norte da Bahia e sul do Piauí. Essa nova rota é um passo importante para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento.”

