O polêmico desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Lula gerou tensão entre aliados e críticas da oposição a meses da corrida eleitoral. Não foi, porém, um tema inédito.
O petista já havia sido enredo em pelo menos outras duas ocasiões: da Gaviões da Fiel, em 2012, e da Cidade Jardim, de Belo Horizonte, em 2023. Nas últimas décadas, várias apresentações no carnaval contaram a trajetória ou mencionaram políticos de forma elogiosa, de Getúlio Vargas ao atual mandatário.
Veja abaixo casos de políticos homenageados em desfiles de carnaval pelo país:
1956 – Mangueira homenageia Getúlio Vargas
Com o enredo “Exaltação a Getúlio Vargas – Emancipação Nacional do Brasil”, a Mangueira exaltou o nacionalismo, a industrialização e a trajetória do ex-presidente Getúlio Vargas, morto anos antes. A escola terminou em terceiro lugar. Entre outros fatores, o desfile ficou marcado pelo samba “O grande presidente”, de Pandeirinho, que cantava: “No ano de 1883/No dia 19 de abril/Nascia Getúlio Dorneles Vargas/Que mais tarde seria o governo do nosso Brasil”
1981 – Mangueira homenageia Juscelino Kubitschek
Com o enredo “De Nonô a JK”, a Mangueira levou ao desfile a trajetória de JK, da origem mineira à eleição ao Planalto, com referências à construção de Brasília e ao modelo de desenvolvimentismo. A escola terminou em quarto lugar.
1985 – Salgueiro homenageia Getúlio Vargas
Com o enredo “Anos Trinta, Vento Sul”, a escola descreveu a ascensão de Vargas desde a revolução de 1930 e gerou polêmica ao tratar do regime autoritário do Estado Novo. O samba dizia: “Um ciclone feiticeiro / Venta pelos anos trinta / E traz Vargas, o mago justiceiro / Veio cumprir nobre missão / E mudar o destino da nossa nação”. A escola terminou em sexto lugar.
1994 – Independentes de Cordovil homenageia Anthony Garotinho
Anthony Garotinho, então com 34 anos. já tinha sido prefeito de Campos e comandava a Secretaria Estadual de Agricultura do governo Leonel Brizola. Ele teve a biografia contada pela Independentes de Cordovil no enredo “O Garotinho de Campos vem aí…Sacudindo a Sapucaí”, meses antes de concorrer ao Palácio Guanabara. Ele perderia a eleição no segundo turno para Marcello Alencar. A escola ficou em 14º lugar e foi rebaixada.
2000 – Portela homenageia Getúlio Vargas
O ex-presidente Getúlio Vargas voltou a aparecer em enredo em “Trabalhadores do Brasil: A Época de Getúlio Vargas”. O desfile tratou de conquistas trabalhistas, industrialização, petróleo, mas também de autoritarismo e censura no Estado Novo. A escola terminou em décimo lugar.
2001 – Unidos de Villa Rica homenageia Chiquinho da Mangueira
A amarelo e azul de Copacabana levou para a passarela do samba o enredo “Da Vila Olímpica à Villa Rica: um exemplo de vida”. Naquele ano, em um desfile em que a agremiação relegou suas cores ao segundo plano para destacar o verde e rosa da Mangueira, escola da qual o homenageado seria presidente anos mais tarde, a Villa Rica terminaria na quinta posição.
2003 – Beija-Flor de Nilópolis homenageia Lula
O presidente não era o tema central do enredo, mas uma escultura gigante sua seu foi o destaque de um dos carros alegóricos da escola no enredo: “O povo conta sua história: saco vazio não para em pé, a mão que faz a guerra faz a paz”. O desfile abordou os temas da fome e da miséria e fez menção ao programa social Fome Zero, impulsionado pelo petista recém-eleito. Na Avenida, o então intérprete Neguinho da Beija-Flor anunciou: “A esperança venceu o medo”, frase dita por Lula ao vencer a eleição. A escola foi campeã do carnaval.
2006 – Leandro de Itaquera homenageia Alckmin, Serra e Covas
A agremiação apresentou o enredo “festas e tradições paulistas sobre as águas de um novo Tietê”, com alusões a festividades locais (parada gay e carnaval) e às obras de rebaixamento da calha do rio, uma das bandeiras do PSDB em São Paulo. Incluiu na apresentação uma alegoria com bonecos do governador Geraldo Alckmin e do prefeito José Serra, ambos à época do PSDB, além do ex-governador tucano Mario Covas. Gerou revolta do PT, na ocasião. A escola foi rebaixada.
2010 – Mocidade Unida de Jacarepaguá homenageia Chiquinho da Mangueira
Em 2010, desta vez, ano eleitoral, Chiquinho da Mangueira foi enredo da escola que disputava a quinta divisão do carnaval. A azul e branco apresentou na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, um tema bem parecido com o da Villa Rica de 2001: “Chiquinho da Mangueira – Da Villa Olímpica ao Maracanã, uma trajetória de esporte e cidadania”. Ficou em oitavo lugar. Dois anos depois, mudou o nome para Mocidade Unida da Cidade de Deus.
2012 – Vai-Vai homenageia Dilma Rousseff
A Vai Vai apostou no enredo “Mulheres que Brilham – a força feminina no progresso social e cultural do país”. A presidente Dilma Rousseff (PT) foi a principal homenageada pela preta e branca do Bixiga. A petista foi citada, inclusive, na letra do samba: “Hoje és presidente e me rendo a teus pés. Pra sempre te amarei, mulher”. Nas alas, a escola incluiu fantasias nas cores verde e amarelo. Ficou em terceiro.
2012 – Gaviões da Fiel homenageia Lula
Com o enredo “Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação”, a escola contou a “saga de um menino sonhador”, desde a infância pobre em Guaranhuns (PE), a migração familiar, a vida como operário, o sindicalismo até a ascensão à Presidência, além da paixão pelo Corinthians. Lula não compareceu (tratava, à época, um câncer na laringe), mas foi representado pela então primeira-dama, Marísia Letícia. A escola terminou em nono lugar.
2023 – Cidade Jardim homenageia Lula
O enredo da escola de Belo Horizonte “Sem medo de ser feliz” foi inspirado no slogan da campanha eleitoral de Lula em 2022. O desfile tratou das origens nordestinas, do papel como líder sindical e a trajetória política do petista, com referências ao PT e à defesa da democracia. A escola terminou em quarto lugar.
“A Conexão Sueca” acompanha Gösta Engzell, vivido por Henrik Dorsin, um funcionário de baixa prioridade…
Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo Convention Bureau (Arquivo/M&E)O presidente executivo do Visite…
A atividade econômica brasileira apresentou crescimento em 2025, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira…
Turnê comemorativa desembarca na capital sergipana no dia 6 de março e promete reunir fãs…
Perder o pai diante dos próprios olhos e crescer alimentando um juramento de vingança é…
O Mundial de Seleções de 2026 já desponta como vitrine para estimular o interesse dos…