O Galo da Madrugada volta às ruas de São Paulo no dia 17 de fevereiro, a partir das 9h, no circuito do Parque do Ibirapuera, com o tema “Frevo no Planeta Galo”. Pela quinta vez na capital paulista, o maior bloco do mundo leva à cidade um desfile que une folia, valorização da cultura pernambucana e um chamado à preservação ambiental, exaltando também a fauna e a flora brasileiras.
Após realizar seu 47º desfile no Recife, a agremiação aposta novamente na combinação entre tradição e conscientização. Além de homenagear as múltiplas expressões culturais de Pernambuco, o cortejo destaca práticas sustentáveis já adotadas pelo bloco em carnavais anteriores e traz alegorias voltadas à redução de impactos ambientais.
“É um tema, realmente, muito rico, com o qual queremos chamar a atenção de todos sobre o dever que temos de zelar mais pelo nosso planeta, nosso meio ambiente, nossos rios, mares, fauna e flora. Temos que estar preocupados com tudo isso”, afirma Rômulo Meneses, presidente do Galo. Segundo ele, as alegorias terão papel central na transmissão da mensagem: “todos os carros alegóricos estarão pautados nessa temática central e vão tanto exaltar nossas riquezas naturais quanto destacar alternativas de redução de impactos ambientais, como a reciclagem e as chamadas energias limpas e renováveis, sob a responsabilidade dos artistas plásticos Sandro Nóbrega e André Menezes”.
Carnavalesco do Galo e responsável pela confecção das fantasias dos destaques, Francisco Câmara destaca o caráter educativo do desfile. “Trazer esse tema para o carnaval é, ao mesmo tempo, exaltar as maravilhas do planeta Terra, um planeta azul, um planeta verde e de vida, e também mostrar aos brincantes, de forma lúdica, a importância da sustentabilidade e do que queremos deixar para as gerações futuras”.
A pauta ambiental também se estende para além do Carnaval. “É importante ressaltar que toda essa preocupação, por parte do Galo, não estará concentrada apenas no carnaval. Queremos pautar isso o ano inteiro e uma das ações, nesse sentido, será o plantio de mudas de pau-brasil e ipê amarelo que pretendemos realizar em áreas do Centro do Recife, e exemplo da Praça Sérgio Loreto, como forma de estimular a população a que também se conscientize sobre esse tema”, reforça Rômulo.
A identidade visual de “Frevo no Planeta Galo” nasce de esculturas 3D produzidas com materiais recicláveis pelo artista plástico André Menezes. “Fizemos um Galo com suas asas abraçando o planeta, representando esse compromisso do bloco com a sustentabilidade e as questões sociais. Utilizamos resíduos como garrafa et, vasilhame de água sanitária, isopor, papelão e jornal”, explica. E completa: “é uma mensagem de amor ao próximo, de cuidar do planeta, hoje, para que ele dure ainda mais. É levar alegria aos foliões e, ao mesmo tempo, fazer um desfile que conscientize e traga, ele próprio, elementos recicláveis”.
“Todos os resíduos sólidos que foram adquiridos durante o desfile do Galo, hoje, vão se tornar a base para a transformação do tema.Toda a identidade visual do Galo 2026 vai vir dos resíduos sólidos coletados no desfile. Isso é a realização de um sonho pra gente”, acrescenta Guilherme.
Para César Pacci, diretor e um dos fundadores da Oficina, plataforma responsável pela realização do bloco em São Paulo, a proposta vai além da celebração. “O desfile do Galo da Madrugada em São Paulo mostra que é possível unir festa, identidade cultural e compromisso ambiental. O frevo ocupa o espaço urbano como celebração e com a mensagem de que preservar o meio ambiente é uma responsabilidade coletiva. Essa missão vai além do dia do desfile, em um intercâmbio cultural vivo, que valoriza a tradição pernambucana, reforça a dimensão nacional do Galo e deixa um legado de reflexão sobre sustentabilidade, gestão de resíduos e cuidado com a cidade. Ocupar simbolicamente o Ibirapuera com o tema ‘Frevo no Planeta Galo’ reafirma o papel do bloco como agente cultural e ambiental, mostrando que cultura popular e práticas sustentáveis caminham juntas.”, analisa.
Reconhecido desde 1994 pelo Guinness Book como o maior bloco do planeta, o Galo da Madrugada reuniu mais de 2,5 milhões de foliões no Carnaval de 2023 e promete manter o título em 2026, ampliando o intercâmbio cultural iniciado nos últimos anos. Fundado em 1978, o bloco já homenageou nomes como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Chico Science, Alceu Valença, Jota Michiles, J. Borges e Reginaldo Rossi, entre outras personalidades pernambucanas.
O desfile de 2026 em São Paulo tem patrocínio master do Ministério da Cultura e Esportes da Sorte, além do apoio de Pitú e Cateno. A realização é da Oficina, Galo da Madrugada, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A programação do Carnaval de Neópolis 2026 será realizada entre os dias 12 e 17…
Em “Camaleões”, a investigação nasce de um gesto simples e logo se torna um campo…
A Skål International inicia 2026 com uma agenda focada no fortalecimento de parcerias estratégicas, na…
A XP divulgou mais uma edição do seu monitor de short selling no Brasil, que…
A cantora Carolina de Oliveira Lourenço, a MC Carol, usou seu perfil no Instagram para…
O filme “Twisters” herda a essência de seu predecessor, “Twister” (1996), de Jan de Bont,…