Os futuros das bolsas de Nova York abriram em queda e o ouro atingiu novo patamar recorde neste domingo (18) depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs novas tarifas sobre oito países europeus, reduzindo o apetite por risco e impulsionando a demanda por ativos de proteção.
Os futuros do S&P 500 caíram 0,7% e os do Nasdaq 100 recuaram 1% . Ouro e prata subiram, enquanto o petróleo Brent caiu na abertura dos mercados. Os futuros dos Treasuries também avançaram.
O mercado de câmbio também sentiu os efeitos da tensão entre Trump e os aliados europeus. A libra e o euro estiveram entre as moedas do Grupo dos Dez que recuaram frente ao dólar no início do pregão, enquanto o iene e o franco suíço avançaram levemente.
Trump disse no fim de semana que vai impor uma tarifa de 10% sobre produtos de oito países europeus a partir de 1º de fevereiro, elevando-a para 25% em junho, caso não haja um acordo para a “compra da Groenlândia”. A medida provocou rápidas repreensões de líderes europeus, que agora se preparam para interromper a aprovação do acordo comercial firmado no ano passado.
Continua depois da publicidade
Mega show gratuito repete fórmula de sábado após o Dia do Trabalho; atração de 2026…
Bannon liderará áreas de sucesso e desenvolvimento dos hotéis associados mundialmente (Divulgação)A The Leading Hotels…
Harry Styles acaba de anunciar dois shows em São Paulo. Apesar de outras datas confirmadas,…
Um fracasso de bilheteria, “Um Tiro na Noite“, de Brian De Palma, teve aclamação crítica…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu um processo contra o banco JPMorgan Chase…
Aracaju será, mais uma vez, vitrine nacional com a realização da Expo Aju Móveis, evento…