Turma de agosto de 2025 da oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos / Foto: Ascom Fundat
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), está com inscrições abertas para a oficina Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, a primeira atividade da programação presencial e gratuita de cursos e oficinas do primeiro bimestre.
A oficina será realizada no dia 27 de janeiro, das 8h às 17h, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe (SRTE/SE).
As inscrições podem ser feitas na sede da Fundat e nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs).
A iniciativa busca ampliar oportunidades de formação, fortalecer a empregabilidade e oferecer capacitações alinhadas às demandas da população e do setor produtivo.
A partir de 2 de fevereiro, a Fundat inicia 17 turmas, distribuídas em 11 cursos e oficinas, com foco tanto na inserção no mercado de trabalho quanto no empreendedorismo. Estão previstos:
No dia 3 de fevereiro, entram na agenda:
As atividades ocorrerão nas UQPs dos bairros Santos Dumont, Santa Maria, Coroa do Meio e Mosqueiro.
Segundo a presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, os cursos foram planejados a partir das necessidades identificadas junto à comunidade e ao setor empresarial, priorizando áreas com maior demanda e potencial de geração de renda.
“Sabemos das dificuldades nas áreas de gastronomia, estética, empregabilidade e empreendedorismo. São cursos que também dão autonomia para que as pessoas possam ter o seu próprio negócio”, destacou.
Ela acrescentou que o planejamento de 2026 reforça a aderência à realidade da capital. “Todos os cursos em 2026 terão maior assertividade, pois o planejamento foi feito por esta gestão, sob a liderança da prefeita Emília Corrêa”, concluiu.
Com mais de 100 pessoas qualificadas apenas em novembro e dezembro do ano passado, a oficina é uma das mais procuradas, especialmente por conta das exigências de fiscalização.
O público prioritário são vendedores ambulantes, já que o curso é exigido para quem atua — ou pretende atuar — em espaços públicos e eventos promovidos pela Prefeitura, conforme orientações da Vigilância Sanitária Municipal e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A RDC 216/2004 estabelece procedimentos para armazenamento, transporte e manuseio de alimentos, com foco em higiene e segurança alimentar.
Com informações da PMA
O projeto autoral PIF PAF, assinado pelos artistas Ana Gal e Chau do Pife, abre…
Nossa Lua passou por muitas transformações nos 4,5 bilhões de anos em que tem sido…
“Abigail” parte de um plano simples que parece sob controle até o momento em que…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta quinta-feira (22), as cinco indicações do…
Air France lança documentário inédito para celebrar os 50 anos do primeiro voo comercial do…
Salvador está entre as 10 cidades escolhidas por Diogo Nogueira para celebrar seus 20 anos…