Categories: Economia

Função “voucher” estreia hoje nas maquininhas e promete mais transparência nos vales

A partir desta segunda-feira (3), entra oficialmente em operação a função “voucher” nas maquininhas de cartões espalhadas por todo o país. A mudança, acertada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) com o governo, promete facilitar o uso de benefícios como vale-alimentação, vale-refeição e vale-cultura, além de aumentar a transparência no sistema.

Os cartões de benefícios funcionam em dois modelos: arranjos abertos e fechados. Nos arranjos fechados, o emissor do cartão também atua como credenciador, controlando os estabelecimentos e a infraestrutura das transações. Já nos arranjos abertos, como os das empresas de benefícios flexíveis, a operação é feita pelas bandeiras tradicionais, como Visa, Mastercard e Elo, nas mesmas maquininhas já utilizadas no varejo.

Na prática, o novo modelo traz padronização e rastreabilidade, garantindo que as compras feitas com benefícios sejam realizadas apenas em estabelecimentos elegíveis ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Antes da mudança, havia dificuldade em assegurar que os valores fossem realmente destinados à alimentação, como destacou o jornal Valor Econômico.

Continua depois da publicidade

Com a novidade, o consumidor passa a ter uma nova opção no momento do pagamento: “débito, crédito ou voucher?”. A habilitação dessa última função é feita apenas para os estabelecimentos devidamente credenciados, e a adaptação do sistema começou em abril , sem necessidade de trocar as maquininhas, apenas com atualizações de software.

Segundo a Abecs, a iniciativa também deve estimular a concorrência e a inovação no setor de benefícios, o que pode ter reflexos positivos nos custos das empresas e na experiência dos trabalhadores.

Portabilidade

Além da interoperabilidade — aceitação de todos os cartões em todas as maquininhas —, o novo modelo do PAT prevê também a portabilidade de saldos entre cartões de benefícios. A medida ainda depende de definições do Ministério do Trabalho, mas, de acordo com o setor, a tecnologia necessária já está pronta para ser implementada.



Fonte

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

A história real na Netflix que parece meme… até ficar sinistra: divide o público — e viraliza

As coisas mais valiosas decerto são as mais secretas. A possibilidade de se dizer o…

16 minutos ago

IPCA-15 e Caged no Brasil e inflação nos EUA são foco

A semana será marcada por dados de mercado de trabalho no Brasil e dados de…

40 minutos ago

Bafta 2026: confira a lista completa de vencedores do “Oscar britânico”

Os vencedores do Bafta 2026, considerado o “Oscar britânico”, foram anunciados neste domingo (22). O…

1 hora ago

O filme de sobrevivência baseado em uma história real que marcou uma geração está de saída da Netflix

Por que os gênios buscam a solidão? A resposta para essa pergunta é difícil; entretanto,…

1 hora ago

Airbus A380 da Qantas virá pela primeira vez ao Brasil

Airbus A380-800 da Qantas pousa pela primeira vez no aeroporto de Guarulhos, em voo direto…

1 hora ago

Irã está pronto para concessões nucleares se EUA atenderem a exigências

O Irã indicou que está disposto a fazer concessões em seu programa nuclear nas negociações…

2 horas ago