Nordeste Magazine
Economia

Focus, Haddad, PIB da China, feriado nos EUA e Davos: os destaques desta segunda

Focus, Haddad, PIB da China, feriado nos EUA e Davos: os destaques desta segunda

A semana inicia com o lançamento do Boletim Focus com novas projeções para 2026. No último relatório, houve uma pequena queda na expectativa para a inflação do ano (de 4,06% para 4,05%), enquanto as estimativas para 2027 e 2028 se mantiveram iguais. Para o PIB, a previsão também ficou igual na última divulgação.

No campo político, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista ao vivo ao canal UOL nesta segunda-feira (19), às 11h.

Nos EUA, a segunda-feira marca o feriado de Martin Luther King Jr. Day. Por conta do feriado, o mercado à vista de ações americano não estará aberto, o que pode reduzir a liquidez dos mercados. A negociação será retomada na terça-feira (20).

Na China, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,5% no período de outubro a dezembro, representando uma desaceleração em relação aos 4,8% registrados no terceiro trimestre e foi o menor índice desde o primeiro trimestre de 2023, quando o crescimento também foi de 4,5%. A produção econômica anual atingiu 5%, cumprindo a meta oficial de cerca de 5%.

Além disso, os investidores também estarão de olho no Fórum Econômico Mundial, que começa esta semana em Davos, na Suíça. O presidente dos EUA, Donald Trump, deve discursar no Fórum na quarta-feira.

Agenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia a agenda desta segunda-feira às 9h, no Palácio do Planalto, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Às 10h, recebe o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No período da tarde, às 14h40, Lula se reúne com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcelo Weick, seguido, às 15h, de encontro com dirigentes de Instituições Comunitárias de Educação Superior. Às 16h30, o presidente tem reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e encerra a agenda às 17h30 com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Continua depois da publicidade

Brasil

08:25 – Indicador: Focus (Boletim)
Período: Semanal
Previsão: —

Zona do Euro

07:00 – Indicador: Inflação (final)
Período: Dezembro
Previsão: +2,0%

INTERNACIONAL

Ameaça de Trump

No sábado, Trump anunciou uma tarifa de 10% a partir de 1º de fevereiro sobre produtos de países europeus que se uniram em apoio à Groenlândia diante das ameaças dos EUA de anexar o território semiautônomo dinamarquês. Ele afirmou que as tarifas aumentariam para 25% em junho, a menos que “um acordo seja alcançado para a compra completa e total da Groenlândia”.

Retaliação

A União Europeia discute um pacote de retaliação que pode alcançar 93 bilhões de euros, seja por meio da imposição de tarifas equivalentes ou pela limitação do acesso de empresas americanas ao mercado comum, segundo reportagem do Financial Times. Esse conjunto de medidas teria sido inicialmente preparado no ano anterior, mas permaneceu suspenso; com a deterioração do cenário diplomático, voltou à pauta das lideranças europeias reunidas de emergência em Bruxelas.

Continua depois da publicidade

A reação da UE ocorre num momento em que Washington intensifica sua pressão estratégica sobre a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca considerado crucial pelos EUA tanto por sua posição geopolítica quanto por seus recursos naturais.

Canadá e China

O Canadá e a China fecharam um acordo comercial inicial nesta sexta-feira que reduzirá as tarifas sobre veículos elétricos e canola, conforme ambas as nações prometeram derrubar as barreiras comerciais e estabelecer novos laços estratégicos durante a visita do primeiro-ministro Mark Carney.

Primeiro premiê canadense a visitar a China desde 2017, Carney está tentando reconstruir os laços com o segundo maior parceiro comercial de seu país, depois dos Estados Unidos, após meses de esforços diplomáticos.

Continua depois da publicidade

Mercosul e o mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o Mercosul busca abrir outros mercados após concluir o acordo comercial com a União Europeia e fazer parcerias com o mundo todo, em especial com Canadá, México, Vietnã, Japão e China.

“Continuaremos trabalhando para abrir mais mercados e para construir novas parcerias no mundo, em particular com Canadá, México, Vietnã, Japão e China”, disse Lula em declaração à imprensa ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Rio de Janeiro, na véspera da assinatura do acordo comercial entre UE e Mercosul, no sábado, em Assunção, no Paraguai.

BRASIL

Biodiesel

Na reta final da Consulta Pública nº 203/2025 do texto que visa aperfeiçoar o Programa Nacional de Produção Nacional para a Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), entidades associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) defenderam a importação do produto, ao contrário da proposta do governo.

Continua depois da publicidade

“As entidades signatárias deste documento defendem a abertura já regulada da importação de biodiesel como medida alinhada aos compromissos internacionais do Brasil e à agenda do Combustível do Futuro, por reforçar previsibilidade, concorrência, eficiência e segurança de suprimento”, disseram em nota nesta sexta-feira, 16.

Papudinha

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o cadastramento de quatro pessoas indicadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para a entrega diária de alimentação especial durante o cumprimento da pena em Sala de Estado Maior na Papudinha, prédio dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A autorização consta de despacho proferido nesta sexta-feira, 16.

Entre os entregadores autorizados, está o irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Carlos Eduardo Antunes Torres e mais dois assessores do PL. Eles já realizavam entregas das refeições para o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal (PF), também em Brasília. Moraes também autorizou o ex-assessor do gabinete presidencial, Sandro Daniel Soares.

Continua depois da publicidade

(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)



Fonte

Veja também

Apex e Congresso articulam viagem na Europa por acordo Mercosul-UE

Redação

Paes confirma megashow em Copacabana em 2 de maio, mas não anuncia atração

Redação

Trump processa JPMorgan e Jamie Dimon por encerramento de contas e pede US$ 5 bilhões

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.